Por que o WordPress é a plataforma mais usada no mundo?

Por que o WordPress é a plataforma mais usada no mundo?

bg

Desde a sua criação, em 2003, o WordPress tem desfrutado de uma grande popularidade. Quase 30% de todos os sites do mundo foram criados em WordPress, e ele é amplamente conhecido por todos os blogueiros, iniciantes, empreendedores e até mesmo grandes empresas. Representa um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) devido ao ótimo custo-benefício e facilidade de uso. Mais de 15 milhões de sites usam o WordPress, e esperamos ver esse número crescer muito em um futuro próximo.

Para este artigo, separamos os melhores benefícios do WordPress para te mostrar como essa ferramenta é incrível para iniciar. Antes de começar a criação de site em WordPress, leia este artigo e entenda melhor todas as características desta plataforma. 

É de código aberto e acessível 

O custo-benefício é uma das principais razões pelas quais um grande número de startups e pequenas empresas decidem ir com o WordPress. Ao configurar seu primeiro site, as duas únicas coisas que você paga são hospedagem e domínio, já que este CMS é totalmente gratuito.

Além disso, o WP é de código aberto, o que significa que cada parte do seu código-fonte está aberto para que os desenvolvedores trabalhem e, em última análise, forneçam aos usuários as atualizações mais recentes em funcionalidade, desempenho e, mais importante, segurança. Também é importante citar que o WordPress é mantido por uma grande comunidade de profissionais de WP que estão continuamente trabalhando na melhoria da plataforma. 

É altamente seguro 

Para aqueles que acreditam que a fonte aberta instantaneamente significa que os hackers irão facilmente acessar o código do WordPress, vamos garantir que os furos de segurança sejam rapidamente remendados com atualizações regulares. Portanto, não deixe de atualizar a versão do seu WordPress e dos seus plugins e temas, para não deixar que encontrem nenhuma brecha de segurança no seu site. 

É simples de usar 

Este CMS é considerado a plataforma mais apropriada para iniciantes, devido à sua interface amigável. Apenas alguns cliques são necessários para a instalação. Mesmo quando se trata de instalação manual, tudo o que você precisa fazer é configurar um banco de dados SQL separado em seu painel de controle de hospedagem (cPanel geralmente) e, em seguida, instalar o ftp WordPress no diretório desejado em sua web pasta. Você não precisa de nenhum conhecimento de codificação nem de nenhum programa complexo. Conteúdo, layout e funcionalidades do site são extremamente fáceis de mudar, mesmo quando você está trabalhando em seu dispositivo móvel. Os especialistas da SEO Sydney argumentam que, em comparação com o Joomla e o Drupal, o painel do WP requer pouco tempo para dominar. 

Oferece vários temas e plug-ins 

Existem mais de 45 mil plugins de WordPress especialmente projetados para ajudar os usuários a personalizarem completamente seus sites. Eles são usados ​​para melhorar a funcionalidade do WP e são extremamente úteis ao criar novas funcionalidades e realizar tarefas técnicas.

Embora os plugins adicionem novos recursos, o tema é o que muda seu site inteiro. Há uma infinidade de opções estéticas, permitindo que você defina uma cor, layout e menus desejados, proporcionando-lhe novos recursos, agrupados para atender às demandas de um determinado setor comercial. Mesmo que você não planeje investir de forma mais significativa em seu site, há uma grande quantidade de temas gratuitos. Ainda assim, com temas premium que oferecem opções superiores (e não custam mais de US$ 60), é preciso pensar seriamente em comprar um. 

É amigável para SEO 

Ao optar por um CMS confiável, é muito importante que você planeje a sua estratégia de SEO. O WordPress é conhecido como uma plataforma amigável para mecanismos de pesquisa, pois está escrito em código de alta qualidade de conformidade padrão. Além disso, o que o torna tão atraente para o Google é a marcação semântica, bem como a arquitetura lógica e o design receptivo. O código limpo do WordPress permite que os robôs do Google rastreiem facilmente as páginas do seu site e, ao permitir que você gere categorias e tags específicas para postagens individuais, os motores de busca não têm problema em catalogar seu conteúdo. Com o WP, você pode atribuir cada página e postar uma meta-tag específica e uma palavra-chave, que contribuem para uma otimização mais específica. 

É amigável para dispositivos móveis 

Com mais de 50% do tráfego de internet proveniente de dispositivos móveis, é evidente que seu site precisa ser otimizado para diferentes tamanhos de tela. Não se preocupe, a maioria dos temas do WordPress são amigáveis ​​para dispositivos móveis, o que significa que seu conteúdo é organizado e redimensionado com base no tamanho da tela na qual você abre uma página específica. A comunidade do WordPress entende que a otimização móvel é uma das partes integrantes de uma boa estratégia de SEO. 

É extremamente versátil 

Embora o WordPress tenha começado como uma plataforma de blogs, não demorou muito para se tornar uma solução completa para qualquer uma das suas necessidades específicas de site. É altamente personalizável e pode ser usado para a criação de qualquer tipo de site, independentemente de seus interesses ou nicho de negócios. Atualmente, o WordPress é mais utilizado para blogs, ecommerce, listagens de anúncios classificados, fóruns, reserva de consultas e serviços, fotografia e vídeo, sites de diretório e muito mais. O que há de bom no WP é que ele oferece um tema para quase todos os objetivos mencionados anteriormente, e eles exigem pouco trabalho técnico quando se trata do processo de configuração. 

Moral da história 

Embora o Drupal ofereça altos níveis de segurança e o Joomla seja o CMS mais personalizável, não chegam nem perto do desempenho do WordPress. A comunidade do WordPress desenvolveu plugins para lidar com a tradução em vários idiomas, disponibilizando o WP a todos. Sua flexibilidade, versatilidade, facilidade de uso, bem como uma série de outras características são a razão por trás da imensa popularidade do WordPress.

Criação de Sites Responsivos