• 3 formas de melhorar o desempenho de seu marketing de conteúdo
3 formas de melhorar o desempenho de seu marketing de conteúdo
Já falamos, inúmeras vezes, inclusive, sobre o marketing de conteúdo e seus predicados dentro do marketing digital como um todo. Mas, como todo que evolui – e a internet evolui constantemente – é hora de dar o próximo passo e atingir o nível seguinte para que o seu programa de marketing de conteúdo alcance mais tráfego e novas conversões.
Veja como fazer isso:
Conteúdo novo da rede
O primeiro passo é a reciclagem que acaba se tornando inovação.
Para isso, encontre novas oportunidades de conteúdo que a concorrência ainda não descobriu. Transforme-se em um detetive digital e pesquise. Você pode descobrir oportunidades competitivas para o seu negócio utilizando algumas ferramentas como Keyword Tool, Semrush ou Answer The Public. Ambas poderão ajudar você nesta fase. Veja abaixo como essas ferramentas trabalham pesquisando pela palavra chave Otimização de Sites:
Keyword Tool
A keyword tool é uma ótima ferramenta, e traz bastante informação e insigths. Segue um print da ferramenta:
Semrush
O semrush vai dar a você dois tipos de análises, a primeira, correspondencia de frase que vai trazer variaçoes de head e longtail e a segunda, palavras-chaves relacionadas, que particularmente, gosto de pensar, que quem pesquisa pelo termo “X” também pesquisa por “Y”.
Answer The Public
Só uma conclusão bem rápida, não existe a melhor ferramenta entre elas, porque todas elas trabalham em um formato diferente e acabam se complementando.
Vá atrás de conhecimentos competitivos
A análise de concorrência é ao principal passo neste processo. Passe algum tempo nos sites de seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo. Se eles estão fazendo algo que você não, talvez eles tenham uma vantagem competitiva sobre o seu negócio e seja hora de você recuperar o tempo perdido. No entanto, pode ser uma grande oportunidade para você replicar a ideia e, quem sabe, aperfeiçoá-la.
Volte a velha escola: linkbuildings
Sim, alguns ainda enxergam os linkbuildings como algo ruim dentro de nossa indústria, mas a realidade é que ele ainda é quem manda. Os links ainda são importantes para o sucesso dos posicionamentos de seu site. Anos atrás, você poderia comprar um monte de links baratos, mas hoje, você deve colocar a mão na massa para realmente ser bem-sucedido. Não tenha preguiça. Se não tiver tempo ou disposição para os linkbuilding, contrate uma agência de marketing digital que faça esse trabalho por você.
Assim você poderá parar de pensar na construção de links e se concentrar na atração de links com conteúdo superior, links de alta qualidade. Se você se concentrar na elaboração de conteúdo excepcional que é útil para seus clientes e fornece informações relevantes, eles vão querer compartilhá-lo.
E cada link conquistado é um sinal para o Google de que alguém essencialmente endossa o conteúdo do seu site. Quanto mais links de alta qualidade conquistar, melhor.
Existem várias maneiras de atrair links para seu site ou blog. O mais fácil é escrever um ótimo conteúdo que as pessoas achem útil. Se estiver usando algumas das ideias listadas acima, por exemplo, estará fornecendo informações que seus clientes querem, e esse é o primeiro passo.
Em segundo lugar, certifique-se de que o que está compartilhando é único, nada de plágio. Faça um pouco de pesquisa e garanta que o seu post aborda as questões melhor do que a concorrência ou inclui algo novo.
Se você tiver uma oportunidade de fazer parceria com um influenciador, faça! Os Influenciadores são poderosos no marketing digital hoje e podem ajudar a conduzir links, bem como expor uma nova audiência para o seu conteúdo. A advertência aqui é que o marketing influenciador leva muito tempo e trabalho. Você deve construir um relacionamento com o influenciador antes de pedir sua ajuda.
É possível fazer parcerias com influenciadores de diferentes maneiras: peça uma cotação para uma peça em que está trabalhando ou peça que escrevam uma postagem como convidado em seu site ou blog.
Siga essas dicas e evolua no marketing de conteúdo. Ou, se preferir, entre em contato conosco e deixa os próximos passos do marketing de conteúdo de seu negócio com a gente!