• 5 Fatores que Impedem seu E-Commerce de Vender
5 Fatores que Impedem seu E-Commerce de Vender
O comércio eletrônico tornou-se a espinha dorsal da economia de hoje. O que antes era uma conveniência e apenas mais uma opção de compra para determinados tipos de consumidores, hoje é um importante meio de fornecer bens à população e garantir a viabilidade dos negócios. Desse modo, existem muitas vantagens em ter uma página online para oferecer seus produtos e serviços a uma empresa.
Apesar disso, há muitos desafios que devem ser enfrentados se você deseja alavancar as suas vendas no digital. Por exemplo, é primordial ter em mente que ainda existem alguns fatores que impedem seu e-commerce de vender.
Fatores que impedem seu e-commerce de vender: quais são eles? Conheça os 5 principais
Embora a taxa de crescimento do comércio eletrônico seja positiva, como mencionado anteriormente, existem fatores que impedem seu e-commerce de vender.
No artigo de hoje, iremos analisar 5 deles para que você possa estar à frente disso e saber como eles podem afetar o desenvolvimento do seu negócio. Confira:
Falta de responsividade ou navegação ruim
A primeira coisa que qualquer proprietário de um e-commerce deve considerar é a experiência do usuário e a navegação na web. Nesse sentido, por exemplo, é vital pensar que hoje as pessoas podem acessar um site de diferentes dispositivos, como smartphones ou tablets, e o fazem não apenas a partir de um mecanismo de busca, mas também de redes sociais como o Instagram.
Portanto, você precisa ter um site que seja responsivo ou se adapte de forma adequada aos dispositivos móveis. Não fazer esse investimento pode aumentar a taxa de rejeição dos usuários, sem contar que sua página pode ser penalizada pelo Google, afetando a sua visibilidade nos motores de busca.
Outro ponto importante é considerar a quantidade de informações que estão presentes. Às vezes os negócios online têm tantos produtos ou opções que uma compra pode se tornar uma tarefa difícil, e isso pode representar o abandono por parte do cliente, que só quer poder encontrar o produto com facilidade e rapidez.
Uma boa experiência do usuário é aquela que oferece um menu organizado e opções de navegabilidade que permitem uma forma mais direta de chegar a determinado produto com o menor número de cliques possível.
Baixa qualidade de imagem
Os seres humanos são seres visuais. Não à toa, as imagens são processadas pelo nosso cérebro muito mais rápido do que textos. Por esse motivo, ao realizar uma compra, muitas pessoas são mais atraídas por produtos que têm uma imagem e não tanto por aqueles que não têm.
Sendo assim, ao criar um e-commerce, você deve ter um bom número de imagens dos produtos de diferentes ângulos e que permitam ampliar para dar aquela sensação de poder inspecionar os produtos.
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Descrições confusas
Um dos indicadores ruins para um e-commerce é a devolução de produtos, e um dos principais motivos são as descrições ruins. Esse é um erro comum que pode representar gastos não só em logística, mas também em marketing, já que um cliente insatisfeito é a pior propaganda.
Por isso, é necessário dedicar o tempo às descrições, definindo um tom e um estilo especial que forneça informações detalhadas sobre as características do produto e principalmente que conte como ele ajuda a solucionar uma necessidade.
Medo de compartilhar dados pessoais
Os consumidores estão muito relutantes em compartilhar seus dados pessoais com os comerciantes, mesmo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim, é fundamental passar confiança para os usuários, além de adicionar no seu site um aviso de privacidade e proteção de dados.
Atrasos de carregamento
O mundo da tecnologia e das comunicações move-se a um ritmo acelerado e por isso estamos todos habituados a não ter que esperar muito quando navegamos na internet. A lentidão de carregamento pode atrapalhar a experiência dos usuários e levá-los a desistir de finalizar uma compra.
Conte com a 3xceler!
Nunca é tarde demais para começar a otimizar o seu site com o objetivo de aumentar as conversões. Contudo, estabelecer um site de comércio eletrônico eficaz e bem-sucedido requer planejamento e reflexão.
Além disso, as práticas recomendadas mudam o tempo todo e sempre há algo que você pode fazer para melhorar um pouco mais os seus resultados. Por isso, se você quer evitar os fatores que impedem seu e-commerce de vender, otimizando o seu comércio eletrônico, entre em contato conosco!