• Artigo para Marketing Médico é Científico? Entenda Melhor Sobre Este Tipo de Conteúdo
Artigo para Marketing Médico é Científico? Entenda Melhor Sobre Este Tipo de Conteúdo
Hoje em dia, estar presente no ambiente digital é imprescindível para qualquer negócio, inclusive na área da saúde. Neste sentido, o marketing de conteúdo pode trazer excelentes resultados. Mas, artigo para médico é científico? Esse é um questionamento comum para muitos profissionais da área. A seguir, vamos esclarecer essa e outras dúvidas.
O que é artigo científico?
Antes de qualquer coisa, é importante saber que o conteúdo é uma das bases do marketing digital. Sendo assim, marketing de conteúdo nada mais é do que o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados a um determinado público-alvo.
E não se trata de um conteúdo qualquer, mas sim um texto planejado e estratégico. A dúvida inicial, artigo para médico é científico é válida porque o objetivo do marketing de conteúdo é ser encontrado pelos potenciais clientes nos principais mecanismos de busca.
Um artigo científico é um texto que comunica, de forma sistematizada e descritiva, os processos que geraram conhecimento. Ou seja, visa apresentar e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sobre diferentes áreas do conhecimento.
E o artigo para blog?
O Google e demais mecanismos de busca são uma ótima fonte de informação, utilizada por qualquer pessoa que tenha acesso a internet para buscar desde uma simples receita de bolo, até mesmo informações sobre uma determinada doença ou tratamento.
Ao contrário do artigo científico, o artigo para blog tem como objetivo educar, orientar e esclarecer dúvidas sobre os mais variados assuntos. É a partir desses conteúdos que os algoritmos retiram as respostas para as perguntas feitas no Google, por exemplo.
Dessa forma, os textos de blog aumentam a autoridade da sua marca sobre um determinado assunto e geram tráfego orgânico de forma contínua para o seu site, o que geralmente costuma aumentar as chances de negócios, como agendamentos de consultas.
Qual é melhor: artigo médico científico ou artigo para blog?
O artigo médico científico e o artigo para blog médico são tipos de conteúdos diferentes, mas igualmente importantes, com objetivos e públicos-alvo distintos. Sendo assim, não existe melhor ou pior, e sim momentos certos para cada um deles.
Artigo médico científico
Um artigo médico científico é um estudo, um levantamento, uma pesquisa ou uma revisão que geralmente é publicada em periódicos especializados. Além disso, é um tipo de conteúdo que deve seguir uma estrutura preestabelecida, que inclui os seguintes tópicos:
- Introdução ao assunto;
- Método de pesquisa utilizado;
- Apresentação dos resultados;
- Interpretação e discussão dos resultados;
- Referências bibliográficas.
Basicamente, é um tipo de texto voltado para a comunidade médica, utilizando termos, conceitos e jargões que são típicos desse segmento. Isso não significa dizer, contudo, que não possa ser acessado pela comunidade em geral, mesmo que por leitores leigos.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Artigo para blog médico
Já o artigo para blog é um texto menos formal. Aqui, o objetivo é atrair usuários que chegaram até o seu site com uma dúvida ou em busca de soluções para determinados problemas. Neste cenário, um artigo para blog o médico precisa apresentar:
- Um título atraente;
- Links internos e externos;
- Palavras-chaves e termos relevantes;
- Conteúdo estruturado e de qualidade;
- Chamada para ação.
É importante destacar que os textos médicos para blog devem ser informativos e educativos. O conteúdo não deve promover de forma ostensiva o trabalho do profissional, mas sim orientar o leitor e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema abordado.
Como escrever bons textos para blog médico?
No marketing digital, o conteúdo é rei. Mas não basta saber escrever bem, é preciso apostar nas técnicas de SEO (search engine optimization) adequadas para garantir que o seu textos sejam mostrados nas primeiras posições dos buscadores, especialmente no Google.
Defina seu público-alvo
O público-alvo pode ser definido através de características básicas, como idade, sexo, profissão, entre outras, mas também interesses comuns: pessoas que desejam informações sobre uma doença, um tratamento ou um conjunto de sintomas, por exemplo.
Escolha temas relevantes
Após a definição do seu público-alvo, é importante escolher temas relevantes para o seu blog. Lembre-se sempre que o objetivo é esclarecer as dúvidas do seu leitor e os temas devem refletir exatamente aquilo que eles mais buscam em suas pesquisas na internet.
Pesquise as palavras-chave
Para que um conteúdo seja exibido nas páginas de busca, o Google leva em conta uma série de fatores. Um deles é o uso de termos e palavras-chave que, de modo geral, indicam que aquele texto em questão responde ao que os usuários buscarem.
Construa um conteúdo qualificado
Não subestime seu leitor, tampouco os buscadores. Quando falamos em marketing digital, marketing de conteúdo, marketing médico e criação de conteúdo para blogs, os textos devem ser relevantes, confiáveis e apresentar conteúdos de excelente qualidade.
Divulgue o texto nas redes sociais
A criação de conteúdos é uma forma orgânica e gratuita de divulgar serviços. Da mesma forma, as redes sociais podem ser utilizadas na divulgação e propagação dos seus artigos científicos e textos para blog médico, alcançando diferentes públicos.
O conteúdo em texto tem um potencial gigantesco de melhorar os agendamentos das clínicas e consultórios médicos, mas é necessário planejá-los estrategicamente.
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