• Como Marketing Médico Pode Ajudar a Aumentar seus Agendamentos em 2022?
Como Marketing Médico Pode Ajudar a Aumentar seus Agendamentos em 2022?
A medicina atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças. No entanto, embora a profissão tenha um caráter humanitário inegável, é também o ganha-pão desses profissionais. E, em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário encontrar alternativas, como o marketing médico, para aumentar o número de clientes. Mas, você sabe como esse conjunto de estratégias podem aumentar seus agendamentos em 2022?
Marketing médico: o que é e como fazer?
A internet e as redes sociais revolucionaram a forma como nos relacionamos e comunicamos e no mundo dos negócios isso não é diferente. Hoje em dia, é no ambiente digital que os clientes são atraídos e os negócios fechados, até mesmo na área da saúde.
É neste cenário que o marketing médico se destaca: um conjunto de estratégias digitais adotadas com o objetivo de melhorar a percepção das pessoas sobre o seu trabalho, aumentar a sua autoridade como médico e conquistar mais pacientes para a sua clínica.
Para que isso seja possível, há uma série de ações que podem ser adotadas. Apesar disso, existem limitações legais que visam garantir que o marketing médico tenha, essencialmente, caráter informativo e educativo. Por exemplo, é preciso evitar:
- indicar a superioridade de um profissional;
- divulgar fotos de pacientes (antes x depois);
- assegurar o sucesso de um produto ou tratamento;
- diagnosticar pacientes sem uma consulta formal;
- divulgar preços ou formas de pagamento como diferencial.
- sugerir que um único especialista é capaz de tratar uma doença.
O ideal, portanto, é ficar atento aos órgãos competentes, que regem e fiscalizam a atuação dos profissionais da saúde para não ter problemas. Agora, vamos falar sobre como colocar uma estratégia de marketing digital em prática e aumentar seus agendamentos em 2022.
Defina os objetivos da sua estratégia
O primeiro passo no planejamento de qualquer estratégia é definir os objetivos. No marketing médico, por exemplo, os objetivos podem incluir: aumentar o número de agendamentos, crescer o faturamento, conquistar autoridade e ganhar credibilidade.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Aposte na criação de um site confiável
O site é a vitrine do seu trabalho. É nele que os pacientes encontram informações sobre sua qualificação e experiência profissional, conhecem quais serviços são ofertados e ficam sabendo como entrar em contato e fazer um agendamento, por exemplo.
Crie perfis nas redes sociais
A criação de um site é importante, mas estar presente nas redes sociais também é fundamental. Isso porque através dessas plataformas é possível manter um relacionamento mais próximo com os seus pacientes e conquistar ainda mais clientes.
Invista na criação de conteúdos relevantes
Um dos pilares do marketing médico é informar e educar. E nada melhor do que apostar na criação de conteúdos (textos, vídeos, entre outros) que sejam relevantes e qualificados. O objetivo não é fazer propaganda, mas sim orientar o usuário na solução de seu problema.
Utilize ações de SEO
Atualmente, qualquer pessoa com acesso a internet pode criar um site. Dessa forma, não é difícil entender que a concorrência é grande. Para garantir que o seu site apareça nas primeiras posições dos buscadores, sempre que algum usuário buscar determinados termos e palavras-chave relacionados ao seu segmento, é imprescindível investir em search engine optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca.
Essas e outras ações de marketing digital, combinadas, trazem diversos benefícios que resultam em mais clientes e maior número de agendamentos.
Quais as vantagens do marketing médico?
Se você está buscando aumentar seus agendamentos em 2022, saiba que o caminho é através do marketing médico, que traz ainda outras importantes vantagens.
Ganho de autoridade no mercado
Aqui, a palavra autoridade é utilizada para designar uma pessoa que se destaca por sua especialização, qualificação e experiência dentro de uma atividade profissional. O marketing médico, portanto, tem como objetivo construir e divulgar esse perfil.
Apresentação da clínica ou profissional
O “boca a boca”, ou seja, a conquista de novos clientes através de indicações feitas por clientes antigos é fundamental, mas o marketing médico também permite que você e a sua clínica se apresentem em um ambiente muito mais amplo e diversificado.
Melhora no relacionamento com os pacientes
Atrair e conquistar novos clientes é essencial, mas preservá-los e mantê-los fiéis ao seu trabalho é igualmente necessário. E nada melhor do que apostar no relacionamento com os seus pacientes através de comunicação próxima e ativa no ambiente digital.
Aquisição de novos pacientes e agendamentos
Se você tem um site bem estruturado e seguro, produz conteúdos relevantes e qualificados, está presente nas redes sociais e utiliza técnicas de SEO, certamente está bem posicionado nos mecanismos de busca, o que facilita que os futuros pacientes encontrem o seu trabalho e sejam levados a agendar uma consulta.
Não sabe por onde começar e como aplicar o marketing digital na sua estratégia de divulgação? A melhor saída é contratar uma equipe especializada em marketing.
Marketing médico é na 3xceler
A 3xceler é especializada em marketing digital e cria estratégias personalizadas para cada cliente, levando em conta seus objetivos e segmento de atuação. Nossos especialistas atuam na criação de sites e conteúdos para blog e redes sociais, assim como na criação de anúncios pagos para aumentar seus agendamentos e alavancar seus ganhos. Agende uma reunião e saiba como podemos ajudá-lo.