• Brasileiros e as Redes Sociais
Brasileiros e as Redes Sociais
Hoje em dia, quem não tem um perfil em alguma rede social? A final estamos na era digital e segundo a ComScore cerca de 90,8% dos brasileiros já estão presentes em alguma rede social. Em cima desta informação a Hello Research realizou um estudo em 70 cidades brasileiras com mais de 1.300 pessoas. Com finalidade de entender melhor os brasileiros e sua interação com as redes sociais. O estudo analisou os temas favoritos e odiados, como os homens e mulheres estão agrupados, as relações com amigos, seguidores e marcas, entre outros pontos.
Interação dos Brasileiros com as Redes Sociais
Segundo o estudo realizado, foi possível dividir em 4 grupo, o maior deles os chamados "Arroz de Festa" formam o maior grupo com 30% dos pesquisados, com 27% dos pesquisados ficaram intitulados como "Os do Contra", com 23% ficaram os "Hooligans" e finalmente com 21% as "Maricotas".
Os Grupos
Conheça mais sobre os 4 principais grupos destacados nesta pesquisa.
Arroz de Festa
Este é o maior grupo chamados de "Arroz de Festa" com 30% dos pesquisados, são aqueles usuários que estão em todas as discussões, topam qualquer assunto, para este grupo não existe um tema favorito, normalmente são os "Hits" do momento, este grupo postam qualquer tipo de conteúdo, discutem deis de uma partida de futebol até política, eles também são o grupo que mais acessa seu perfil em sua rede social.
Os do Contra
Os intitulados "Os do Contra", não gostam de nada ou apenas de seus próprios posts, seus assuntos preferidos são referentes aos seus trabalhos, ainda sim, falam sobre política e não chegam a se incomodar tanto como os demais grupos, é composta por todas as classes sociais, porém, é o grupo que mais tem pessoas da classe A. Este grupo por sua vez usa as redes mais para ver, fuçar do que para serem vistos, é o grupo que menos posta nas redes sociais, contam com ambos os sexos masculino e feminino, porém sua proporção maior são as mulheres e sua idade média é entre 31 e 50 anos. Curioso deste grupo é que eles excluem seus contatos de suas redes sociais com mais facilidade que qualquer outro grupo.
Hooligans
Este grupo é composto por grande maioria de homens, seus temas preferidos são esportes, para eles as redes sociais são como uma mesa de bar, onde discutem futebol, humor e sexo, este é o grupo que mais posta quando acessam e raramente deletam algum contato.
As Maricotas
As maricotas ou o verdadeiro grupo da luluzinha digital, formado basicamente por mulheres, tem como temas favoritos, humor, auto ajuda e novela, este grupo contam com a grande parte donas de casa, é o grupo com menos escolaridade, e 60% das pessoas pertence a classe C, com idade entre 25 e 35 anos.
Conclusão do Estudo
O estudo concluiu que o Facebook lidera a preferencia dos brasileiros, sendo a rede social mais utilizada em todas as regiões e níveis socieconômicos, com a adesão de 84% dos usuários, um número que chega a 55 milhões de pessoas. Ou ponto importante notado nesta pesquisa foi que 60% destes usuários ainda usam o MSN e mais da metade utiliza o Orkut, principalmente nas classes D/E. No que se refere às regiões do Brasil, o Sudeste concentra a maior parte dos usuários, com 55% dos representantes, seguido pelo Nordeste (20%), Sul (12%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%). Nesta última localidade também são encontrados os “Heavy Users”, isto é, aqueles que dedicam grande parte de seus dias à navegação pelas redes sociais. Aproximadamente 36% se mantém conectados durante todo o dia, enquanto que 32% dedicam pelo menos um momento de seus dias a entrar no Facebook e demais canais de interação social.