• Coisas que você precisa saber sobre Web Analytics
Coisas que você precisa saber sobre Web Analytics
Elaborar estratégias de Marketing Digital sem ter atenção aos dados gerados por elas é permanecer no zero. Afinal, a maior vantagem que o online nos oferece em relação ao offline, é exatamente isso, inúmeras possibilidades para analisar dados e, consequentemente, o comportamento do consumidor.
Isso porque, qualquer ação realizada na internet é registrada. Seja ao entrar em um site, navegar pelas páginas, ficar muito tempo por lá ou não e compartilhar algo nas redes sociais, além de, localizar de onde você acessa, qual o seu comportamento na internet, o que costuma comprar, etc.
Como esses dados são analisados?
Com tantos dados gerados a todo instante, é preciso uma forma efetiva para registrá-los e analisa-los de acordo com as características do negócio em questão. Os profissionais de marketing fazem isso de diversas formas, seja elaborando relatórios manuais, implementando ferramentas e plugins nas plataformas, dentre outras coisas.
O Web Analytics
O Web Analytics é um conjunto de análises por meio de diversas ferramentas manuais ou automatizadas que permitem decisões mais concretas e assertivas.
A principal e mais efetiva ferramenta para essas análises, essencialmente para cuidar de dados do site em geral, é o Google Analytics. Ele coleta dados gerados em todas as seções, como fonte do tráfego, tempo de permanência do site, visitantes únicos, conversões, taxa de rejeição e outros dados.
Contudo, as famosas planilhas da Microsoft e do Google complementam a compilação de informações, fazendo análises e gerando insights para o negócio.
Principais ferramentas de Web Analytics
A mais conhecida é a plataforma gratuita oferecida pelo Google, além de suas planilhas. Existem algumas plataformas pagas também, que são mais automatizadas e oferecem mais opções para mensuração.
Confira as principais ferramentas:
- Excel ou Google Sheets
- Tableau
- Google Analytics
- Kiss Metrics
- Adobe Analytics
- Mix Panel
O que é possível fazer com o Web Analytics?
Há uma série de ações possíveis com o Web Analytics como analisar comportamento do consumidor, entender quais estratégias estão dando certo, descobrir o que é preciso melhorar ou o que não fazer mais, analisar qual produto investir mais e o que melhorar no site, solucionar problemas e ter argumentos para decisões futuras.
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