Conheça a Trespontos Brasil – Entrevista com CEO Thiago Ribeiro

Conheça a Trespontos Brasil – Entrevista com CEO Thiago Ribeiro

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A Trespontos Brasil é uma plataforma de socialização rica em conteúdos sobre Marketing Digital. Para a empresa, não há melhor forma de socializar conteúdo e informação de qualidade sem provocar as interações entres seus usuários. No mercado desde 2010, tem a missão de aproximar pessoas e fazer com que as informações cheguem a todos, compartilhando conteúdos que poderão fazer você alavancar sua carreira e seus negócios

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As Redes Sociais são o melhor canal de comunicação entre você e a Trespontos. Hoje, há mais de 10 mil usuários acompanhando os perfis da empresa nas mídias sociais. Assim você fica por dentro dos cursos que irão rolar, poderá trocar experiencias e informações com os outros usuários, e quando o curso está rolando ao vivo, você pode fazer as perguntas para serem respondidas ao vivo pelo palestrante, não perca tempo acesse já a página do Facebook da Trespontos Brasil e curta!

Entrevista com Thiago Ribeiro CEO da Trespontos Brasil

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Publicitário, empreendedor, fundador da Trespontos. Interessado em aproximar pessoas e compartilhar conteúdo.

Na era totalmente digital em que estamos, ninguém melhor para comentar e citar suas ideias e ideais aplicados a Trespontos do que o diretor Thiago Ribeiro, que está á frente da Trespontos. Um bate papo muito interessante com Thiago que abre o jogo para nós e conta de onde veio a ideia de criação da empresa, como funciona exatamente a metodologia de seus cursos e quais são as novidades que estão por vim. Tudo isso para você nosso leitor!

 

1. Como surgiu a idéia surgiu à idéia de criar um novo conceito de socialização de informações?

Depois de vivenciar por anos a experiência de lecionar em Universidades, ficou claro um desencaixe entre as necessidades do mercado de trabalho, em função daquilo que as instituições de ensino ofereciam aos seus profissionais em formação. No início, percebia isso como uma disfunção do modelo de ensino no Brasil (que apresenta várias disfunções, sim). Mas não vejo mais assim. Entendi que a academia não pode se furtar de preparar o profissional para pensar criticamente, e o período de faculdade é o momento em que ele toma contato com um volume enorme de informações, estabelece os primeiros vínculos, digamos, especializados na área em que pretende atuar, mas, sobretudo, adquire maturidade e bagagem suficiente para desenvolver uma capacidade determinante para o seu sucesso: capacidade de aprender. O resto, a prática, a técnica, a experimentação, as rotinas, não podem ser “ensinadas” pelas faculdades. É aí que entra a Trespontos e outras redes, plataformas, programas e cursos livres. A velocidade com que atualizamos o nosso currículo, a liberdade com que escolhemos os nossos professores facilitadores, e a possibilidade de experimentar nos dá uma vantagem para este tipo de conteúdo, que as IES não terão jamais.

2. Qual o significado no nome Trespontos?

Tem a ver com um diálogo que não termina. Por isso referência às reticências. Porque a educação é um processo, contínuo, ininterrupto, dinâmico – ou seja, vivo. Não pode ser visto como um momento. Mas como um caminho a ser percorrido sempre. Entendemos a educação como constância e não um curso, um momento, uma aula. É o processo  que permite contato pessoas e conteúdos relevantes. E isso é fundamental para que o aprendizado se concretize.

3. O meio online é o forte das Trespontos. Porém, o presencial cria um vínculo mais forte entre profissionais. Vocês fazem esse complemento do meio online com o offline?

Discordo frontalmente da ideia de que o “presencial” reforça o vínculo entre os profissionais. Isso independe da plataforma, e tem mais a ver com a atitude, à vontade e a dedicação com que você alimenta as suas redes. Por outro lado, é inegável que o ambiente online permite um volume infinitamente superior de contatos, interações, trocas, com mais pessoas, com pessoas de mais pessoas de todas as partes. Na prática, as interações iniciadas online tem se mostrado muito mais duradouras e consistentes, nos 3 anos em que experimentamos diversos modelos, formatos, online ou presenciais. Inclusive do ponto de vista da aproximação para troca de negócios e oportunidades de carreira, por exemplo.

4. Que tipo de material de suporte é fornecido para os assinantes do canal?

O participante acompanha os cursos ao vivo com áudio e video de qualidade, pode baixar os materiais apresentados pelos facilitadores, durante o curso, interagir antes, durante e depois dos cursos em nosso grupo exclusivo no Facebook, ou no chat, dentro da plataforma. O próprio facilitador pode responder às perguntas, mas o que torna tudo mais rico é a comunidade, interagindo fortemente, a todo instante. Os cursos são gravados e disponibilizados no Canal, para consulta. Isso permite que o usuário possa ver, rever, estudar e aprimorar seu aprendizado. E ainda permite que o participante possa assistir àqueles cursos que não pôde acompanhar ao vivo, na hora em que desejar.

5. O blog das Trêspontos é uma continuação das palestras desenvolvidas ou um “chamarisco”, se assim posso dizer, para atrair o público?

Não exatamente. O blog é mais um espaço aberto para que os usuários, participantes, possam compartilhar seus aprendizados. Temos usado muito pouco como instrumento promocional, nem mesmo institucional. Lançamos uma versão nova do site, em março, e o próximo passo é potencializar o blog. Mas é ainda temos algumas outras prioridades, na nossa estratégia.

6. O certificado dado em cada curso tem valor de peso no mercado ou é apenas um certificado de presença em cada palestra?

É um certificado de presença. Para falar bem francamente, acreditamos que o certificado é algo meramente ilustrativo. É um registro, claro. Documenta de certa forma, mas não tem pretensão, nem caráter acadêmico, ou mesmo se propõe a ser uma garantia de qualidade. Aliás, nem o nosso, nem qualquer outro, em minha opinião, seja online, ou presencial. E, frente ao mercado, o que vale mesmo é o conjunto de aprendizados que o profissional consegue consolidar e transmitir em seu currículo, nas suas entrevistas, nas suas produções.

7. Muitas empresas estão entrando no mercado com a mesma proposta da Trespontos. Então, qual o grande diferencial que faz o usuário optar pela Trespontos?

Primeiro diferencial é nossa preocupação com o conteúdo que extrapole o “mais do mesmo”. Depois, não consigo ver em nenhuma empresa “similar”, a mesma relação custo x benefício, do ponto de vista de oferecer ao usuário a possibilidade de acompanhar os eventos ao vivo, ter acesso a uma base de dezenas de horas de cursos gravados, com profissionais que estão na ponta, fazendo acontecer – não são necessariamente professores ou palestrantes, são acima de tudo, profissionais que executam, por isso estão atualizadíssimos com o que acontece na ponta, em sua área de atualização, tudo isso comum custo por hora entregue que quase irrisório. E tem mais: sem precisar instalar nada, logou, assistiu, pegou o certificado, se perdeu o curso, assiste no Canal. Além disso, talvez o maior diferencial, é que somos uma comunidade. As pessoas interagem, compartilham o tempo todo nos cursos, antes deles e depois. Ou seja: o curso é o de menos. As interações que a gente provoca são únicas.

8. Qual foi o curso que mais fez sucesso desde a inauguração e que vocês sempre tem que repetir?

Na realidade a gente raramente repete um curso. O que posso dizer é que os cursos de mídias sociais são os que geram maior engajamento. Foi assim quando tínhamos cursos presenciais, e continua assim no modelo online.

O curso Gestão Avançada em Mídias Sociais, com a PaperCliQ foi o curso que realizamos mais vezes, tanto no modelo presencial, como no modelo online.

Já palestraram conosco Estêvão Soares (Palestrante, consultor e fundador da Estrategi.ca), Marcel Ayres (Sócio da PaperCliQ), Leonardo Naressi (Sócio Diretor da DP6), Alex Ivonika (Gerente de Aplicativos na empresa Grupo Abril), Pablo Almeida (Coordenador de Marketing na empresa L’Oréal) e outros. Mas cite como alguns dos exemplos. Não buscamos celebridades da Web, mas caras que tocam projetos, colocam a mão na massa, ou seja, que estão na linha de frente e realizam.

9. Vocês fornecem algum tipo de “bolsa” ou promoção para atrair o usuário?

Não exatamente. Os custos são muito enxutos e o preço que praticamos não deixa muita margem para promoções. E tem mais: não há pretensão de que sejamos uma mega plataforma com milhares de usuários, faturando milhões. Talvez outros players tenham essa visão e seus negócios possam tomar este caminho. Mas não consigo enxergar a Trespontos assim. Por isso, tendemos a uma relação mais próxima com o usuário. Somos muito transparentes, as decisões são muito influenciadas pela comunidade, há uma preocupação de democratizar o acesso a estes conteúdos. Isso deve ser o atrativo.

10. Para palestrar, qual o atrativo e o diferencial que o palestrante tem que ter?

Ser alguém que realiza e que tenha disposição para compartilhar. Isso significa que estamos em busca de pessoas que colocam a mão na massa, que criaram uma história de erros, acertos, aprendizados e prática. E que, mais importante ainda, queira socializar esta prática. Até porque a nossa meta é entrega sempre o “como”, e não apenas o “o que” e o “porque”. É um desafio.

11.  A Trespontos vai além da geração de cursos. Quais outras áreas que ela está presente?

O curso é apenas uma ponta do processo. As interações é que importam.

12. O que seria o “combo das trespontos” que é tão falado nas redes sociais?

O nosso modelo de compartilhar conteúdo. Trata-se de uma assinatura, através da qual, o participante tem acesso não a apenas um curso, um evento. Ele passa a ter acesso ao nosso Canal de Conteúdo, através do qual participará dos webinars (eventos ao vivo), acessar a videoteca com dezenas de horas de cursos, materiais de aula, poderá interagir em nossos grupos de discussão, exclusivos. O nome se dá pela junção entre “webinar” + “conteúdos” disponíveis no canal e a nossa #hashtag oficial “maisconteúdo”, e menos #mimimi.

13. Existe algum curso que é disponibilizado gratuitamente para o usuário?

Estamos preparando uma série de novidades, que inclui a realização de eventos gratuitos. Mas ainda restam ajustes na plataforma, que está sendo atualizada para oferecer uma experiência ainda mais rica para os usuários. Esta programação de eventos gratuitos deve ser implantada a partir de maio. Mas isso é apenas a ponta de um movimento ainda maior. Sobre isso, ainda não podemos revelar mais detalhes…

14. Para finalizar, quais são as novidades que ainda estão por vir em 2013?

O que posso adiantar é que estamos nos preparando para chegar a mais pessoas, com ainda mais qualidade e com um volume maior de conteúdo. Mas o resto é segredo. Vale à pena acompanhar…

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