• Conheça os 6 principais erros na hora de abrir um e-commerce
Conheça os 6 principais erros na hora de abrir um e-commerce
O advento e crescimento da utilização da web não são novidade para ninguém. Seja para diversão, informação ou entretenimento, as pessoas estão cada vez mais conectadas entre si. Ao perceber a facilidade, velocidade e longo alcance da internet, muitas empresas também percebem oportunidades interessantes ao divulgarem seus negócios online. O e-commerce, embora repleto de vantagens, requer certos cuidados, sendo que a falta de informação e de conhecimento podem gerar consequências desagradáveis, opostas aos resultados que as empresas desejam. Antes de dar início ao seu projeto, é fundamental que haja planejamento para que os investimentos não sejam perdidos. Assim sendo, separamos alguns erros que devem ser evitados antes de abrir sua loja:
Não conhecer o mercado
A internet é um meio de comunicação que, como qualquer outro, tem públicos específicos com hábitos específicos. Não é recomendável que você divulgue sua empresa na web se ela não é acessada por seu público-alvo. Dessa forma, é necessário especificar para quem seu produto ou serviço é destinado, bem como realizar pesquisas para identificar quais são os hábitos, necessidades, preferências interesses e valores desse público. Além disso, é necessário estudar detalhadamente o que a concorrência oferece e como ela se comunica, a fim de evitar a repetição de estratégias e criar diferenciais competitivos que façam com que o público prefira a sua marca, e não as marcas concorrentes.
Não promover o negócio
A presença da marca na web é importante, mas ela não basta por si só. O processo de criação de websites para empresas é necessário, mas não adianta se esforços de comunicação não forem realizados. É preciso que seu e-commerce seja divulgado também em outros canais, que conduzam à internet, promovam a empresa de forma criativa, atraiam novos consumidores, fidelizem clientes antigos e criem relacionamento.
Encarar o negócio como mera venda de produtos
Ainda que o objetivo fundamental da promoção de qualquer empresa seja aumentar vendas e, consequentemente, gerar lucro, é importante visualizar o negócio não somente como a venda de um produto, mas sim de uma solução para um problema enfrentado pelo cliente. Por exemplo, ao vender uma panela de aço inox, é importante divulgar não só a panela em si, mas os porquês de ela ser de interesse do público: ela é fácil de limpar, possui design moderno, não retém restos de alimentos e possui maior resistência à oxidação, facilitando muito a vida da dona de casa.
Problemas na divulgação
A internet é um universo paralelo que imita a realidade, isto é, há uma infinidade de páginas com diferentes conteúdos e, consequentemente, acessadas por diferentes públicos. Tendo em vista o objetivo de obter sempre um retorno superior ao investimento realizado, divulgar seu e-commerce em locais em que o target não se faz presente é dar um tiro no pé, pois essa estratégia irá, no máximo, atrair cliques de curiosos. É obviamente necessário investir em marketing, já que quanto mais acessos sua loja online receber, mais vendas serão feitas, porém, essa divulgação precisa ser feita nos lugares certos.
Pobreza de informações
Enfrentar a concorrência é sempre um desafio, especialmente se a quantidade de marcas rivais for alta e se os preços forem parecidos. A partir desse cenário, é importante que a sua empresa se diferencie para que se destaque aos olhos do público. Uma maneira de fazer isso é a elaboração de descrições detalhadas sobre o produto que não só esclareçam possíveis dúvidas, como também “seduzam” o cliente e o estimulem a comprar, identificando os benefícios que o produto trará. É importante fornecer conteúdo, dicas, solução de problemas, utilizar imagens diversificadas, tudo para que o consumidor se sinta seguro e motivado ao acessar seu e-commerce, preferindo-o ao invés da concorrência.
Imitar outros negócios
É claro que, ao abrir um e-commerce, qualquer empresário se sente tentado a percorrer caminhos parecidos com os traçados por modelos já bem-sucedidos. No entanto, é sempre bom lembrar da regra de ouro do marketing de que “cada caso é um caso”, ou seja, estratégias que funcionam em determinado segmento podem ser completamente ineficazes em outro, já que a dinâmica é diferente, levando em consideração os públicos-alvo, concorrentes e os próprios produtos/serviços em si. Especialmente se você está começando o seu negócio e não dispõe de tanta verba, é fundamental conhecer profundamente aquilo que você vende e o mercado onde você se encontra, para crescer aos poucos.
Além desses erros, você também pode conferir outras práticas a serem evitadas em nosso blog.