• Conteúdo escondidos em guias e abas são fator negativo para SEO mobile?
Conteúdo escondidos em guias e abas são fator negativo para SEO mobile?
Você já deve ter pegado algum site com alguns setores ou conteúdos “ocultos” como Overfow ou Display None, este tipo de técnica normalmente é aplicada por desenvolvedores que não tiveram acesso a informações técnicas de SEO ou o projeto simplesmente não possuem um objetivo de posicionamento.
O que é Overflow?
Com a propriedade Overflow do CSS, os programadores podem escolher o que deverá acontecer se o conteúdo ultrapassar o tamanho de uma DIV. Essa propriedade decide o que fazer se o conteúdo exceder o tamanho de um elemento ou DIV, podendo adicionar barra de rolagem, ocultar o conteúdo.
Muitas pessoas me perguntam sobre conteúdos escondidos em abas ou guias em sites e se realmente o Google desconsidera o conteúdo deste tipo. A resposta e averdade é que sim, o Google descarta e não da relevância a este tipo de conteúdo no formato desktop.
Mas e no mobile?
Recentemente Gary Illyes soltou uma informação muito relevante respondendo uma pergunta em seu twitter e nos levou a acreditar que a concepção do Google mudou quando falamos em SEO mobile, ou seja, todo o conteúdo que é “escondido” em seu site mobile, o Google entende que são para fins de uma melhor usabilidiade nos dispositivos móveis e ele passa a pesar como conteúdo.
Conclusão
Parece que isso significa que podemos mudar um pouco o conhecimento que se pensava ser correto quando John Mueller do Google, afirmou que os crawlers ignoram os conteúdos que estão escondidos ou ocultos em um hangout realizado em 2014. Com isso, talvez seja hora de rever sua próxima auditoria técnica em seus projetos.