Cores e o Comportamento do Consumidor

Cores e o Comportamento do Consumidor

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Para qualquer marca, é preciso criar uma identidade; uma personalidade que destaque a empresa em relação à concorrência nas mentes dos consumidores. Uma parte importante dessa personalidade é a chamada identidade visual. Logotipos, criação de sites, tipografia, cores institucionais, fachadas de estabelecimentos, uniformes e cartões de visitas são alguns dos meios pelos quais as empresas fortalecem sua identidade visual junto ao público.

É comum ouvirmos que vivemos numa “era visual”, em que a imagem é considerada a mais importante forma de comunicação. Alguns estudos reforçam essa tese, já que 93% das pessoas pesquisadas afirmaram levar o aspecto visual em consideração para consumir determinado produto ou marca.

Cores

Um elemento muito importante na concepção da identidade visual de qualquer marca é a cor. 80% das pessoas afirmam que as cores podem aumentar o reconhecimento de uma marca. Além disso, a Psicologia das cores é uma área do conhecimento que estuda a associação cultural das cores a determinadas sensações, o que pode ser muito benéfico ao comportamento do consumidor, desde que as marcas utilizem cores adequadas.

Como escolher?

Estudar as cores, seus significados e seus efeitos é uma tarefa bastante complexa, mas que se faz necessária em comunicação social. Os empreendedores precisam analisar o que seus consumidores procuram e como sua empresa é capaz de ajudá-los. A partir dessa análise, é possível identificar os valores corporativos e quais são as cores mais indicadas para representá-los nas diversas formas de comunicação da marca.

Para que a escolha de cores seja assertiva, é necessário levar em consideração as preferências do público-alvo, a área de atuação da marca e os significados socialmente atribuídos. Este alinhamento com o público-alvo é necessário, já que elementos visuais eficientes a um público jovem provavelmente não surtirão o mesmo efeito em pessoas mais velhas, por exemplo.

Significados

A toda cor são comumente atribuídas sensações, tanto positivas quanto negativas. Por este motivo, é preciso trabalhar com equilíbrio na criação das identidades visuais.

Cores Quentes

As cores quentes, como é o caso do amarelo, do laranja e do vermelho, estão vinculadas a efeitos positivos de paixão, energia, criatividade, alegria, coragem. Em contrapartida, podem dominar os layouts e gerar sensações de raiva, saturação e ódio.

Cores Frias

As cores frias, como o azul, o verde e o roxo, são capazes de transmitir profissionalismo, seriedade, sobriedade, calma, confiança e responsabilidade. Por outro lado, sua frieza pode despertar efeitos negativos de tristeza, tédio, monotonia e desinteresse.

Cores Neutras

Preto, branco e cinza são consideradas cores neutras e são utilizadas para potencializar os efeitos das cores quentes e frias aplicadas nos layouts. Elas também estão associadas a valores como sofisticação e seriedade.

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