• Dicas de otimização para campanhas de marketing digital
Dicas de otimização para campanhas de marketing digital
As campanhas online oferecem uma série de opções, como links patrocinados em sites de busca, rede de displays, banners, redes sociais, entre outros. Não importa qual seja a estratégia adotada, o fato é que qualquer ação de marketing digital precisa de constantes mensurações, ajustes e otimizações para que sejam mais eficientes.
Por este motivo, é preciso conhecer o público-alvo para saber como dialogar e quais são os melhores meios para tal. Além disso, também é necessário identificar quais métricas são mais importantes para o seu negócio. O universo digital oferece ferramentas que permitem acompanhar facilmente essas métricas. Confira algumas táticas bastante importantes para melhorar a performance das campanhas:
Segmentação
Parece óbvio e repetitivo, mas ter um público delimitado e definido, com características específicas, norteia toda a comunicação. Além das segmentações típicas, vale a pena pensar que tipo de consumidor será impactado: quem acessa o site pela primeira vez? Quem já comprou um item específico? Delimitar essas pessoas define o tipo de oferta a ser anunciado, com mensagens mais específicas. O retargeting é importante nesse aspecto, pois reforça a imagem da marca e atrai novamente a atenção de alguém que já comprou um item da empresa, mesmo que isso tenha ocorrido meses atrás.
Criação
Todos os dias, qualquer pessoa sofre um verdadeiro bombardeio publicitário com links coloridos e verbos no imperativo. Num mercado cada vez mais competitivo, fica difícil se diferenciar. Por isso, é preciso que os profissionais de criação justifiquem a denominação que receberam e trabalhem na construção de banners mais impactantes. Novamente, é preciso saber o que funciona melhor para o seu perfil de público para criar layouts mais funcionais.
Adaptação a diferentes dispositivos
A popularização dos smartphones e tablets tem respondido por boa parte dos acessos à internet. Pesquisas apontam que têm inclusive ultrapassado o uso dos desktops. Para atingir o público com maior precisão, esse tipo de dispositivo não deve ser ignorado. Dessa forma, ao criar campanhas digitais, verifique se os anúncios também são visíveis e funcionam nos dispositivos móveis. Acompanhe sempre as conversões, cliques e demais métricas para identificar quais são os canais que geram maiores retornos e necessitam de maiores investimentos.
Monitoramento de cada canal
O omnichannel é a palavra do momento na comunicação corporativa. Estar presente em diversos canais e mantê-los integrados para melhor corresponder às expectativas do público é essencial, inclusive no meio digital. Investir nas redes sociais é uma maneira de adquirir mais credibilidade junto ao público e tornar as marcas mais conhecidas. Em complemento, os anúncios online ajudam a transformar essa visibilidade em conversões, que são o objetivo de qualquer negócio. Por isso, é preciso conduzir todos os canais utilizados em harmonia, como uma orquestra. Respeitando as funções e características de cada meio e integrando tudo sob um mesmo objetivo final, as chances de sucesso são maiores.