• Entenda as etapas da jornada de compra
Entenda as etapas da jornada de compra
Para quem deseja atrair mais leads para o seu negócio, aderir às estratégias de Marketing de Conteúdo é uma opção. Isso porque, consumindo esse material, eles irão ter mais interesse pelo o seu ramo de atuação e, consequentemente, pelo seu produto e sua empresa.
Essa estratégia, trata-se de uma inversão de papéis e que se adequa ao perfil do consumidor atual, no qual, este busca a informação e o produto que quer, ao invés de esperar a ação do vendedor.
Assim, o marketing de conteúdo precisa ser bem aplicado, para despertar o interesse no seu consumidor. Ou seja, não basta apenas produzir material e oferecer para o consumidor, é preciso entender qual o seu grau de interesse para consumir determinada informação.
Por isso, essa produção de conteúdo é dividida em etapas, processo conhecido como jornada de compra. Assim, você aumenta as chances de interesse pelo seu negócio, alcançando um número maior de pessoas.
Para entender melhor como funciona cada etapa, confira os tópicos a seguir:
Aprendizado e descoberta
Nessa primeira etapa, o consumidor ainda não tem conhecimento ou não entende a utilidade do seu produto. Muitas vezes, ele ainda nem sabe o que está procurando. Por isso, esse é o momento em que você oferece para ele informações que o ajudem a solucionar o seu problema num primeiro momento, através de materiais simples e informações relevantes para ele.
Reconhecimento do problema
No segundo passo, o seu público já está começando a identificar o problema. Ele já tem um pouco mais de conhecimento do assunto, entendendo que precisa buscar mais soluções. Assim, você pode oferecer para ele conteúdos mais precisos que o ajudem com mais consistência a solucionar o seu problema.
Consideração da solução
Nesta etapa, o consumidor já está procurando um produto como solução. Ele está decidindo qual empresa procurar para efetivamente solucionar o seu problema. Este é o momento que o negócio tem para oferecer o seu produto como solução.
Decisão de compra
Por fim, o consumidor decide qual produto ou serviço vai adquirir e de qual empresa. Nesta hora você pode mostrar os diferenciais da sua empresa e quais as vantagens de comprar com você, de forma direta e efetiva.