IAC – Impacto das Visitas Orgânicas com Anúncios PPC

IAC – Impacto das Visitas Orgânicas com Anúncios PPC

bg

Você já parou para se perguntar qual investimento compensa mais para você? Seria os links patrocinados ou otimização de site, ou melhor quais palavras dos links patrocinados ou dos resultados orgânicos convertem melhor em seu site?  Pois é, se você ainda não sabe e se sua agência não sabe responder isso a você, está na hora de rever seus conceitos sobre ela! "Até que ponto o tráfego dos anúncios vale mais a pena que os resultados orgânicos?" Um estudo do Google que teve início em Agosto de 2011 teve como objetivo responder essa pergunta.

A final, vale mais a pena investir em anúncios ou em SEO?

Inicialmente quero dar minha opinião. Pelas consultorias e gestão de clientes, percebi que essa diferença varia de mercado para mercado, de palavras chaves para palavras chaves e de pessoas para pessoas. Estes número ainda sim mesmo que existam, são relativamente pequenos, é muito óbvio afirmar que qualquer campanha de links patrocinados juntamente com bons resultados orgânicos irá aumentar sua taxa de visita. Ao final deste artigo darei minha opinião e conclusão.

Estudo Realizado pelo Google

No artigo postado pelo Google em 9 de Agosto de 2011 ele relatou que recebeu muitas perguntas querendo saber se os links patrocinados "canibalizavam" os resultados orgânicos, outra questão em foco foi que se os anunciantes pausassem suas campanhas dos anúncios os resultados orgânicos "compensariam" a perda de tráfego pago? http://youtu.be/hGVMdtRxZH4 Em resposta o Google publicou que realizou quase 400 estudos sobre contas que tiveram seus anúncios pausados para responder estas perguntas. E os pesquisadores observaram um ganho de volume de cliques orgânicos em seus resultados de buscas. Em seguida, eles criaram um modelo estatístico para "prever" o volume de cliques para determinados níveis de gastos com os anúncios. Em média, a porcentagem de cliques em anúncios incrementais (assim chamado por eles – IAC) em verticais é de 89%. Isso significa que 89% total do tráfego gerado por links patrocinados não é substituído por resultados orgânicos quando os anúncios são pausados.

Estudo sobre IAC – 2012

Não consegui a data exata deste artigo postado por eles, más foi feito mais alguns estudos sobre o IAC em 2012. E eles relataram que em média, 81% das IMPRESSÕES de links patrocinados e 66% dos CLIQUES em anúncios ocorre com a ausência de um resultado orgânica. Então a partir dessa informação podemos afirmar que, tendo um resultado de busca orgânica associada na classificação não significa necessariamente uma IAC baixa. Em média, 50% dos cliques em anúncios que ocorrem com um resultado topo do ranking orgânica são incrementais, em comparação com 100% dos cliques em anúncios sendo incremental na ausência de um resultado associado orgânica.

Estudo sobre IAC – 27/01/2013

Neste ultimo artigo sobre o IAC, o Google veio com mais algumas informações importantes e bem relevantes e relatou que no seguimento do estudo original, eles abordaram duas questões principais: (1) como muitas vezes é uma impressão de anúncio acompanhado por um resultado associado orgânico (ou seja, resultado orgânico para o mesmo anunciante) (2) como é que o incrementalidade dos cliques em anúncios variam de acordo com a classificação de resultados orgânicos anunciante? A estimativa para incrementalidade média dos cliques nos anúncios aumenta quando o posto é menor, 82% dos cliques em anúncios são incrementais, quando o resultado da pesquisa orgânica associada é entre fileiras 2 e 4, e 96% dos cliques em anúncios são incrementais quando orgânica do anunciante resultado classificação inferior a 4 (ou seja, 5 e abaixo). Embora estes resultados forneçam orientações sobre as tendências globais, os resultados para os anunciantes individuais podem variar. Também é importante notar que o estudo se concentra em cliques em vez de conversões. O Google recomenda que os anunciantes utilizam experimentos aleatórios para quantificar melhor o tráfego incremental e elevador em conversões de campanhas de anúncios de busca e que eles usam os cálculos de valor por clique nos anúncios de pesquisa, para determinar o nível de investimento em seus anúncios de busca. IAC-infografico-estudo-IAC  

Estudo Original

Download do estudo Original do IAC.

Conclusão

O ideal é que você estude o mercado de seu cliente, ou melhor dizendo, conheça o cliente de seu cliente, estude seu comportamento tanto nos resultados orgânicos quanto nos patrocinados, o IAC irá variar sempre. É claro que já temos algumas ficas e orientações do Google e é válida essa informação, porém essa variação é e sempre vai ser constante, irá variar muito de mercado para mercado, de serviços para serviços, produtos para produtos, de palavra chaves para palavra chaves e por fim, de usuário para usuário, me diga diante destes pré requisitos, qual a probabilidade de ter o mesmo IAC? Eu diria até que seria inadequado, você responder.

Criação de Sites Responsivos