• Maneiras de encontrar novas oportunidades com o Google Analytics
Maneiras de encontrar novas oportunidades com o Google Analytics
Como um profissional de marketing digital, você deve sempre olhar para novas formas de expandir o seu público e aprimorar em oportunidades potenciais. E os dados para esses processos agora é mais fácil do que nunca, com tantas ações de usuários e pontos de contato rastreados nas várias ferramentas de análise e insights disponíveis em mídias sociais e plataformas digitais.
Uma dessas opções, que contém uma riqueza de insights é o Google Analytics, que destaca as várias maneiras pelas quais as pessoas encontram e usam seu site. A profundidade dos dados disponíveis é surpreendente, mas com tantos elementos diferentes, pode ser difícil saber quais os pontos, especificamente, você precisa focar.
Aqui estão três dicas menos conhecidas para usar dados do Google Analytics para focar melhor seus esforços de marketing e identificar novas oportunidades.
Usar o relatório de localizações
Temos a certeza de que, nos seus relatórios analíticos regulares, você vê o local em que o tráfego está vindo. Dê um passo adiante e veja de onde vem o novo tráfego.
Ao determinar de onde os novos usuários estão vindo, é possível lançar o marketing em áreas geográficas que estão começando a tomar conhecimento de sua empresa. Mesmo que sua empresa não faça negócios internacionalmente, não se preocupe. Você pode coletar dados de localização com base no país, região (ou seja, província ou estado), cidade ou área metropolitana.
Para acessar o relatório de localizações, clique na guia “Público” na barra de ferramentas do Google Analytics e, em seguida, clique na guia “Sessões” no painel e classifique com base no percentual de novas sessões (encontrado na guia Uso do site). A partir daí você pode alterar a dimensão principal na tabela de dados para classificar com base no país, região, cidade ou área metropolitana.
Conversões de meta por local
Neste processo, adicionamos uma etapa extra que liga a localização à ação. Para fazer isso, classifique a tabela de dados por taxa de conversão.
Tente adivinhar ainda mais, classificando dados com base na porcentagem de novas sessões para obter uma imagem clara de novos mercados que se convertem. Para adicionar essa etapa extra, clique na guia “Sessões” acima do mapa no painel de controle de locais. A partir daí, selecione a guia “Porcentagem de novas sessões.” Em seguida, classifique por taxa de conversão na tabela de dados
Venda de celulares
Como comerciantes digitais, é fácil supor que todas as empresas têm um site móvel ou usar táticas de marketing focado em dispositivos móveis. No entanto, um recente estudo da Adobe descobriu que 80% das empresas ainda não têm uma estratégia de marketing móvel.
Não caia nessa categoria
Comece determinando sua porcentagem de tráfego móvel. Você pode fazer isso selecionando “Público” na barra de ferramentas do Google Analytics e, em seguida, clique na guia “Móvel”. A partir daí você pode exibir dados com base no tipo de categoria de dispositivo (desktop, celular e tablet), dispositivo (iPhone) e mesmo sistema operacional.
Se os números mostram promessa, lance um plano de marketing que coloca mobile no mix.
Descubra o que as atividades de marketing levam à ação
Relatórios de atribuição de múltiplos canais são excelentes.
Por quê? Como, por padrão, o Google Analytics usa um modelo de atribuição de último clique, a atribuição do último clique significa que a atividade de marketing que foi “clicada em último lugar” recebe crédito para a conversão. Por exemplo, se fulano vê uma postagem no Facebook, um anúncio do Twitter e um anúncio do AdWords antes de comprar, o anúncio do AdWords recebe crédito pela venda.
O problema com este modelo é que é preto e branco – atribuição de último clique não conta para as táticas de marketing de construção de relacionamento que ajudaram a levar à venda.
Relatórios de atribuição de vários canais nos permitem ver quais atividades “assistiram” a conversão. Este tipo de informação é extremamente útil ao determinar quais táticas de marketing para continuar a investir em, enquanto ele também coloca um foco em táticas muitas vezes esquecido como nutrição de chumbo e marketing de conteúdo. Além disso, ele pode ajudar a provar e quantificar táticas de marketing mais suaves, como a conscientização da marca.
Para acessar o relatório de atribuição multicanal, clique no separador “Conversões” na barra de ferramentas do Google Analytics, em “Multi-canal funis” e, finalmente, “Conversões assistidas”.