Métricas, Indicadores e KPI’s: o que são?

Métricas, Indicadores e KPI’s: o que são?

Métricas, Indicadores e KPI’s: o que são?

bg

Quando o assunto é Marketing Digital, um dos pontos essenciais para uma estratégia bem elaborada é a mensuração. Ou seja, qualquer ação que for realizada precisa de uma avaliação dos resultados e desempenho.

Além disso, no mundo digital tudo pode ser mensurado, tornando-se também uma vantagem para formatar estratégias, avaliar a satisfação do público e prever novas ações.

Desta forma, temos as métricas, indicadores e KPI’s, que embora os três sejam ferramentas de mensuração, tem funções diferentes.

Confira a seguir o que são cada uma delas:

Métricas

As métricas são todas as coisas que podem ser medidas. E, no Marketing Digital isso é muita coisa. Por isso, é importante avaliar quais são mais relevantes para sua estratégia e condizem com o seu objetivo. Alguns exemplos de métricas são números de likes, visitas, cliques, compartilhamentos, visualizações, acessos, etc.

Indicadores

Os indicadores servem para avaliar o desempenho de determinadas ações de acordo com a metas propostas. Eles não tem um número único e final, por isso, são visualizados em sistemas de gráficos e dashboards, para dar uma panorama geral da estratégia. Exemplos de indicadores são: engajamento, aumento de curtidas, acessos e outras coisas com informações comparativas.

KPI’s

Os KPI’s (Key Performance Indicator – Indicador Chave de Desempenho) são uma espécie de indicadores, mas muito mais específicos. Geralmente, escolhe-se o indicador mais relevante para a estratégia para ser o KPI’s, desta forma, o planejamento fica muito mais focado. Os exemplos variam com o objetivo da estratégia, podem ser: número de visitas, conversões, cliques, etc.

Usando essas três medidas da forma correta, você consegue elaborar um planejamento mais eficaz e focado. Por isso é tão importante documentar e organizar todas as etapas de seu projeto, a fim de minimizar cada vez mais as margens de erro.

Descubra quais dados devem ser mensurados em suas ações e maximize seus resultados.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Pergunte nos comentários, que teremos prazer em responder! 😀

Criação de Sites Responsivos