• Muitas visitas não resultam em muitos clientes
Muitas visitas não resultam em muitos clientes
Muitas empresas movem grandes esforços e realizam investimentos em otimização de site (SEO), links patrocinados, link building, e-mail marketing entre outros serviços desenvolvidos por agências de MD (marketing digital), para levar o maior número possível de visitantes para seus sites. Boa parte dessas empresas acabam passando por diversas agências, sempre buscando por um resultado mais satisfatório, ou por ter uma expectativa de resultados frustrada. Mas será que realmente você está seguindo pelo caminho correto?
Por falta de informações profundas, corretas e coerentes e de um mercado “obscuro”, meio a quantidade exorbitante de informações, as empresas acabam ficando rendidas, e muitas vezes acabam perdendo seu investimento. Dessa forma, as empresas irão descobrir a duras penas, que aumentar o número de visitas não é suficiente, tão importante quanto isso, é converter esses visitantes em reais clientes ou leads (pessoas com potencial para se tornarem clientes).
De fato, o conceito de conversão não é uma noção nova, e acredite, mesmo sendo algo básico necessário, muitas empresas ainda não sabem como mensurar sua taxa de conversão. Qualquer investimento sem mensuração se torna falho, seria como andar vendado em uma estrada esburacada.
Por onde devo começar?
Antes de iniciar qualquer investimento em marketing digital faça uma breve analise de concorrência. Identifique quem são seus concorrentes, navegue pelo site deles, faça uma análise SWOT e documente todos os pontos positivos e negativos de cada um. Você poderá identificar boas oportunidades e principalmente detectar se o seu site está bem resolvido ou não, caso sua conclusão seja que seu site está atrasado ou defasado diante dos concorrentes, não perca tempo tentando otimiza-lo ou fazer investimentos em outros serviços para gerar mais visitas em seu site.
Você pode perder muito dinheiro aguardando um bom tráfego e concluir que você aumentou consideravelmente o número de visitas de seu site, porém suas conversões não tiveram um sinal significativo, tornando o ROI (retorno sobre investimento) ruim.
Imagem é tudo
Imagine que você está pesquisando preços de diárias de pousadas para uma viagem em família, o preço é um fator importante, mas vamos partir do pressuposto que as pousadas não oferecem os valores em seus sites. Qual dos dois sites a baixo você faria um contato?
– Colocar comparativo entre os dois sites e uma enquete para os usuarios
Veja a baixo a quantidade de conversões que o site 1 gerava e quantas conversões o site 2 passou a gerar quando o novo layout foi implementado. Vale ressaltar que o tráfego deste site não foi aumentado neste período, simplesmente conseguimos gerar mais credibilidade, confiança e engajamento nos usuários que visitavam o site, o que gerou um aumento de 500% em conversões.
O visual de seu site, estrutura, arquitetura de informação, linguagem, abordagem entre outros, são fatores muito importantes e afetam diretamente em sua taxa de conversão. Qualquer esforço em prol de melhorias internas em seu site é valido.