• O que esperar das mídias sociais em 2018?
O que esperar das mídias sociais em 2018?
Marcadas por atualizações constantes e frequentes modificações no comportamento do usuário, as redes sociais são ambientes nos quais as pessoas passam boa parte de seu tempo. Aproveitando estes dias que encerram 2017, é tempo de pensar nas estratégias que deram certo e nos potenciais que podem ser desenvolvidos no novo ano. Por isso, confira, a seguir, algumas das principais tendências em social media para 2018:
Vídeo
Já citamos anteriormente, aqui no blog, que o conteúdo em vídeo é uma tendência para o futuro do marketing digital, pois esse tipo de publicação é mais dinâmica e humaniza as marcas, colocando pessoas, rostos, nomes. Isso cria um contato menos frio e mais intenso com o público-alvo. Além de clássicos vídeos institucionais, transmissões ao vivo também foram bastante populares, e tendem a ser mais e mais utilizadas, já que não exigem grandes produções e ainda permitem uma interação imediata com as pessoas.
Influenciadores Digitais
Hoje em dia, os influenciadores digitais, ou seja, pessoas que têm uma certa autoridade na internet em determinados assuntos, têm sido tão cobiçados pelo marketing quanto as celebridades da televisão. Essas web celebridades ganham autoridade por conta daquilo que publicam em seus blogs e vlogs, atraindo uma legião de seguidores. Isso fortalece sua imagem e credibilidade, que podem ser transferidas para as marcas em campanhas bem planejadas nas redes sociais.
Chats
Com foco na experiência do consumidor, as redes sociais têm apostado nos chats para sanar as dúvidas e manter um relacionamento bacana com os clientes. Investir nesses dispositivos é tendência para o próximo ano. Isso inclui o uso dos chatbots, que permitem a programação de algumas respostas em tempo real para os consumidores. O funcionamento 24h desses dispositivos é um importante avanço, já que o consumidor está cada vez mais conectado a todo momento e em qualquer lugar.
Geração Z
A geração Z é composta pelas pessoas que nasceram a partir de 1995, o que as torna verdadeiramente imersas no meio digital. Estão entre os usuários mais ativos das redes sociais e entre os maiores seguidores dos digital influencers. Chegando à idade adulta, os membros dessa geração, que praticamente não se lembram de uma fase em que a internet não estivesse presente em suas vidas, estão começando a adquirir poder de compra. Por isso, é interessante começar a ficar de olho nos comportamentos e valores desse público, que representa o futuro do comércio.
Postagens de efemeridade
Os posts efêmeros são os conteúdos que têm um período de vida curto, como a função stories, presente no Instagram e no Facebook, e o Snapchat. Esse tipo de conteúdo geralmente é focado no usuário de dispositivos móveis e representa uma opção de alto engajamento.
É tempo de pensar em conteúdos relevantes, sempre pensando nos interesses e necessidades do público-alvo. Estudando e planejando os locais e momentos certos de postar, as redes sociais seguirão como um importante canal de comunicação em 2018. Contudo, é importante ficar sempre atento ao que surge de novo e usar essas ferramentas na construção de um relacionamento interessante com os usuários!