• Por que o meu site não está atraindo clientes?
Por que o meu site não está atraindo clientes?
Segundo a consultoria TNS, 74% dos consumidores pesquisam na internet antes de adquirirem algum produto ou serviço. Nesse meio, os sites corporativos são as principais ferramentas de contato entre as empresas e seus clientes, fornecendo informações sobre aquilo que vendem, dados institucionais e plataformas de vendas.
Contudo, algumas práticas podem produzir o efeito contrário, fazendo com que os clientes optem pelos sites da concorrência. Por isso, não basta marcar presença na web, é preciso saber utilizar o site a favor da empresa, oferecer confiança e credibilidade, além de convencer o cliente de que a sua empresa é superior ao concorrente. Confira, a seguir, alguns dos principais erros cometidos na criação de sites:
Falta de atualização
Não há nada pior do que entrar num site de tempos em tempos e perceber que ele está sempre o mesmo, sem novidades, sem novos produtos, sem promoções, sem conteúdos interessantes nos blogs. É como quando entramos numa loja que tem sempre os mesmos produtos em exibição, com aquela vitrine que não é renovada há meses. É preciso atualizar as informações, produtos e imagens para atrair o cliente e ainda obter melhores posições orgânicas nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade da marca na web.
Layout desorganizado
Quando alguém acessa um site e tem dificuldade em encontrar ou ler o conteúdo que deseja, parte para a concorrência. É preciso ser limpo e claro ao organizar os conteúdos do site, de modo que aquilo que se procura esteja acessível em poucos cliques. Além disso, a estética do site deve ser criativa e atrativa, respeitando a identidade visual da marca. As fontes devem ser legíveis, em tamanho adequado. Por fim, não se deve exagerar nos recursos visuais, imagens, áudios, gifs e outros itens que podem poluir o site e cansar a vista de quem o acessa.
Lentidão ao carregar
Pesquisas indicam que 3 segundos é o tempo médio que uma pessoa espera enquanto uma página carrega. Quando os sites estão lentos, superando esse tempo, a tendência é que o usuário visite outro site, geralmente da concorrência. Por isso, é preciso otimizar todo o conteúdo para que o site não fique “pesado”. Nesse aspecto, quem tem bastante peso são as imagens, que devem ter dimensões que não comprometam sua resolução, mas que não tornem o site lento.
Falta de adaptação para dispositivos móveis
Os desktops ainda são muito utilizados, principalmente em ambientes de trabalho. Contudo, a maior parte dos acessos à internet já está vindo dos dispositivos móveis, numa clara consequência à popularização dos smartphones e tablets. Só no Brasil, são 280 milhões de dispositivos do tipo, segundo a FGV. Imagine como seria perder toda essa audiência porque um site não está adaptado ao mobile!
Por isso, na criação de sites, é preciso pensar tanto no desktop quanto no mobile. Não se trata mais de um diferencial, mas sim uma necessidade.
Dica final
Estamos vivendo a era omnichannel, em que todos os canais de comunicação devem estar integrados para melhor impactar os usuários. Por isso, não se esqueça de colocar todas as informações de contato no site, inclusive as redes sociais da empresa.