Redes Sociais – como utilizá-las a favor das empresas?

Redes Sociais – como utilizá-las a favor das empresas?

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Usar redes sociais, seja para uso pessoal ou comercial, tornou-se algo de suma importância hoje. Ter a conta ativa nas diversas delas que temos à disposição deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa e do ramo que for. Afinal, elas são ferramentas que auxiliam na comunicação e proximidade com o público, podendo ajudar a identificá-lo, gerir possíveis conflitos e também, aumentar leads.

Ou seja, nas redes sociais é onde tudo acontece, é o seu público estar, mesmo que sua empresa seja 100% física. Além disso, engana-se que não tê-las, impede a sua menção ou publicidade negativa na internet. Pelo contrário, estar ativo nas redes sociais é a maneira mais segura de uma empresa cuidar de sua imagem. Afinal, por ser um campo de comunicação mais aberto, ela pode falar com diversas pessoas ao mesmo tempo e também tranquilizar possíveis clientes insatisfeitos com mais facilidade.

Outro ponto que é considerado um mito no Marketing Digital é pensar que gerenciar redes sociais é uma tarefa simples e que não demanda estratégia. Isso porque consideram que o processo seja parecido com o uso pessoal, sendo que, é bem mais complexo do que se pensa. É preciso analisar bem os resultados, avaliar o mercado e a concorrência, entender os algoritmos das plataformas e, de preferência, contratar um profissional qualificado para fazer o serviço.

E para esclarecer de uma vez por todas como se pode utilizar as redes sociais a favor da sua empresa, listamos alguns pontos importantes que podem ajudar:

Elabore um planejamento estratégico

Um bom planejamento estratégico faz parte de qualquer ação de Marketing, principalmente, no mundo digital. Definir um objetivo para a campanha como, por exemplo, levar leads para o site, promover o blog ou aumentar as vendas. Depois, é importante planejar quais caminhos seguir para executar isso e quais serão as ações paralelas: se fará uma estratégia de SEO, Links Patrocinados ou melhorias para o site. Além disso, é importante entender qual o perfil de cada rede social e em qual delas o seu público se encontra.

Analise a concorrência

Um ponto crucial para seguir com o planejamento é analisar a concorrência. Pois, assim você poderá saber como se diferenciar no mercado e entender quais as estratégias utilizadas por eles. Não se esqueça de avaliar o tipo de comunicação, imagens e ações utilizadas, além de ser uma ótima fonte de referências, principalmente, se você estiver confuso e não saber por onde começar.

Crie uma mensagem em diferentes formatos

Para poder identificar o que realmente funciona, é preciso testar. Por isso, vale criar a mesma mensagem em diferentes formatos (vídeos, posts de blog, imagens, infográficos, etc), assim, além do público absorver mais a mensagem, você consegue saber qual formato teve uma maior repercussão.

Produza um conteúdo atrativo

Não adianta pensar apenas em vender. Nas redes sociais, as pessoas procuram algo interessante, no qual, que elas possam compartilhar e interagir. Por isso, é preciso captar o interesse delas de acordo com suas preferências. Seja criativo e avalie o que o seu público realmente procura. Um conteúdo promocional, por exemplo, dificilmente será compartilhado, além de que, o algoritmo do Facebook diminui o alcance para esse tipo de postagem. Promova interação, fazendo com que os usuários comentem, compartilhem e curtam.

Utilize ferramentas que otimizam o tempo

Alimentar e acompanhar o desempenho nas redes sociais é uma tarefa que pode demandar bastante tempo. Para tal, existem algumas ferramentas que podem ajudar a otimizar esse tempo, pois,  ajudam a programar posts, gerar relatórios, gerenciar menções e comentários e enviar respostas em massa. Inclusive, algumas dessas ferramentas são gratuitas ou podem ser pagas anualmente.

Analise o seu desempenho

Como toda estratégia de Marketing Digital, analisar o desempenho deve ser uma tarefa constante. E nas redes sociais, o desempenho é mais importante que os próprios resultados. Afinal, surgem novidades e assuntos diferentes todo dia, podendo ou não melhorar a sua imagem para o público, desta forma, o desempenho nas redes sociais é um processo contínuo.

Dica bônus:

Existem alguns truques que podem facilitar mais ainda o seu planejamento nas redes sociais. Confira:

#’s para as campanhas

Promovem mais engajamento, aumentam o tráfego e podem ser usadas pelo o seu público quando quiserem compartilhar algo relacionado. Assim, fica mais fácil analisar o alcance da campanha e a menção da marca.

Tendências

Memes, novidades, acontecimentos da TV, fofocas, etc… Tudo pode ser usado para criar conteúdo novo. Fique atento a assuntos que estão em alta, para aproveitar a repercussão dos mesmos.

Lives

Colete algum assunto que todo mundo quer saber ou que tenham muitas dúvidas sobre. Depois, faça uma transmissão ao vivo para que as pessoas possam interagir em tempo real com você. Assim, você pode aumentar a credibilidade com o público e usar os vídeos para compartilhar na sua página depois.

Social listening

E para fechar, as ferramentas de social listening! Bastante eficazes e importantes para compreender como está o seu desempenho perante o público e como você pode corrigir sua estratégia, elaborar novas campanhas e o impacto da sua empresa.

Vale ressaltar que, o trabalho de um Social Media (aquele que gerencia e monitorar as redes sociais) não é tarefa simples. Por isso, procure contratar um profissional de confiança para resultados efetivos. Ter redes sociais exige dedicação e análises constantes, mas que podem trazer bons resultados financeiros e melhoram a imagem da empresa.

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