YouTube – Um universo de possibilidades

YouTube – Um universo de possibilidades

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Desde 2005, uma plataforma mágica de vídeos chamada YouTube modificou a maneira como consumimos conteúdo na internet. O videoclipe daquela música adorada, tutoriais de como preparar um risoto de frango, videoaulas de Química, aquele gol inesquecível do time de coração, enfim, é difícil imaginar a vida sem a diversidade de vídeos que a rede proporciona. Doze anos depois, o conteúdo continua a se diversificar e as estatísticas só tendem a crescer.

Estatísticas

Segundo dados do Google, por mês, há 1,5 bilhão de pessoas no mundo que acessam o YouTube. No Brasil, 95% da população com acesso à internet visita a plataforma ao menos uma vez por mês, totalizando 98 milhões de pessoas. Embora a abrangência seja grande, alguns grupos obtêm destaque: a rede recebe mais acessos dos millenials, jovens entre 18 e 35 anos (96%). A penetração é maior nas classes A, B e C. O horário preferido para assistir aos vídeos na plataforma é entre 17h e 00h.

Diversidade

Há uma infinidade de tipos de conteúdo na rede, de modo que fica até mesmo difícil de listá-los. Não importa quão específico seja um assunto sobre o qual você se interessa, provavelmente há um canal dedicado a ele. Em geral, as pessoas acessam o YouTube para ouvir música (playlists são o que não falta), ver tutoriais para fazer basicamente qualquer coisa (culinária, maquiagem, utilizar um produto novo), assistir a vídeos de humor, acompanhar palestras, ou simplesmente obter informações sobre um assunto específico. As temáticas preferidas, de acordo com as pesquisas, são: música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol. 77% dos usuários acompanham conteúdo do tipo.

Reprodutibilidade

Uma tendência contemporânea da internet é a reprodutibilidade de conteúdos. Um fator que fortalece muito os vídeos do YouTube é a capacidade de serem exibidos em outros sites, especialmente nas redes sociais. Além disso, 46% dos usuários do YouTube afirmam que assistem a programas de televisão através da plataforma. Em tempos de popularização de dispositivos móveis, 85% dos usuários assistem a vídeos em qualquer lugar e a qualquer momento. 82% utilizam smartphones para acessar a rede.

Publicidade

Além do entretenimento, o YouTube, como a maioria das redes sociais, também se mostra vantajoso para conectar as marcas com os públicos de interesse. Além dos tradicionais banners, os vídeos curtos de conteúdo publicitário exibidos antes dos vídeos principais têm sido cada vez mais utilizados. A estratégia de segmentação permite que esses anúncios apareçam antes de vídeos com assuntos relacionados à marca, possibilitando a impactação de um público potencialmente interessado. 68% dos usuários afirmam não se incomodarem com esse tipo de publicidade, desde que os anúncios sejam curtos e tenham a ver com o conteúdo do vídeo que assistirão em seguida.

Outra estratégia explorada são os canais de influenciadores digitais. Essas “web celebridades” produzem conteúdos bastante específicos, como moda, comportamento, humor e games, atraindo grandes parcelas de usuários interessados por esses temas. Assim, esses produtores de conteúdo também têm sido, cada vez mais, meios de divulgação de um produto, serviço ou marca, por meio de avaliações de produtos em seus próprios vídeos.

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