• 3 dicas de Inbound Marketing do relatório anual do HubSpot
3 dicas de Inbound Marketing do relatório anual do HubSpot
A oitava edição do anual da HubSpot do State of Inbound 2016 foi publicado recentemente pelo provedor de software de automação de Inbound Marketing em Boston, Estados Unidos. A grande maioria (85%) dos 4.500 respondentes globais do estudo (em mais de 132 países) são, na verdade clientes não HubSpot com experiência de marketing em B2B, B2C, pequenas e médias empresas. Além disso, quase um quarto (24%) dos entrevistados do chamado “outbound marketing”, como abordagem primária da sua empresa para o marketing.
Esta metodologia única oferece a comerciantes de pequenas e médias empresas uma visão relativamente imparcial em que prevalece normas de marketing de entrada e as melhores práticas em todo o mundo, e como eles se comparam com os métodos de saída mais tradicionais.
Abaixo três ideias de inbound marketing tirados do Relatório.
A maturação do Inbound Marketing
As três principais prioridades do marketing e das vendas nas empresas, representadas nas respostas da pesquisa, indicam que as organizações estão começando a reconhecer a relevância e o valor dos objetivos populares de inbound marketing em todas as fases do ciclo de vida do cliente.
São eles:
- Geração de Lead / Conversão – 74% querem a chamada conversão de contatos.
- Aumentar o tráfego da Web – 57% citaram o crescente tráfego para sites como um foco de liderança.
- Upselling – 46% listados querem aumentar as receitas derivadas de clientes existentes como um objetivo principal.
A eficácia do Inbound Marketing
Quando os entrevistados foram convidados a responder a seguinte pergunta: “Com base na abordagem da sua organização de marketing, você sente que a sua estratégia de marketing é eficaz?”.
81% dos “sim” se identificaram como capazes de trabalhar para as empresas que realizaram principalmente o Inbound Marketing, enquanto que apenas 19% dos votos “sim” se identificaram como capazes de trabalhar para as empresas que realizaram principalmente Outbound Marketing.
Ou seja, as empresas já enxergam a eficácia do Inbound Marketing em suas empresas. Visão que só acontece, de acordo com os próprios entrevistados, porque os resultados realmente ocorrem e são perceptíveis.
Aprovação do Inbound varia por setor
O relatório sugere ainda que há grande variação nas taxas de adoção do Inbound Marketing entre os setores da indústria. Os seguintes intervalos gráficos mostram a adoção pela indústria:
Como o gráfico ilustra, indústrias de tecnologia, como software, TI e de comércio eletrônico tendem a investir fortemente em Inbound Marketing enquanto que os segmentos da indústria mais tradicionais, como industrial e fabricação, serviços financeiros e Medicina, tendem a ficar para trás. Nenhuma surpresa. O resultado já era esperado e coloca como grande desafio mostrar a força, não apenas do Inbound Marketing, mas do marketing digital como um todo para o sucesso de todas as marcas e de todos os segmentos.