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Google expande e da preferência ao AMP
Em agosto, o Google anunciou que o Accelerated Mobile Pages (AMP) estaria se movendo para além dos “Top Stories” dos principais resultados de busca orgânica no mobile. Hoje, o AMP funciona oficialmente fora da busca em mobile.
Rudy Galfi, gerente de produto do Google para AMP, disse que o lançamento mundial estaria completa até o final do ano. Ele reiterou que isso não representa uma mudança nos rankings. Páginas AMP não vão ter um impulso especial no resultado de mobile.
Preferência pelo AMP
No entanto, quando existem duas versões de uma página, o Google irá preferir o link para a versão AMP. Páginas AMP abertas dentro do visualizador carregam muito mais rápido do que as páginas web convencionais – geralmente em menos de um segundo, e como o Google tem dado preferência pelos sites mobile que carregam mais rapidamente, essa foi uma decisão natural da empresa.
“Estamos vendo uma grande resposta do usuário.”, afirmou Galfi.
Há agora mais de 600 milhões de documentos habilitados em AMP.
Estes documentos são distribuídos em mais de 230 “locais” e escrito em mais de 100 idiomas. A lista de empresas que abraçam a AMP é longa, incluindo Bing, WordPress, Reddit, Ebay e Shopify, entre inúmeras outras.
O Google acrescentou que documentos AMP se estendem bem além do conteúdo de notícias em compras, cozinha, viajar, e-commerce e de entretenimento, entre outras categorias.
O AMP é um esforço para tornar a web uma experiência mais “friendly” e envolvente. Enquanto o tráfego na web móvel é significativo, o engajamento não é. Na maioria das vezes o usuário do mobile gasta em aplicativos, mas deixa de lado todos os outros produtos.
Agora a expectativa é de que o engajamento pelo mobile tenha o mesmo potencial do desktop.