• 3 pontos importantes para analisar, se vale ou não a pena investir em Redes Sociais
3 pontos importantes para analisar, se vale ou não a pena investir em Redes Sociais
Ter uma empresa, fazer sucesso e se destacar no ramo escolhido para trabalhar. Estes são três pontos bastante importantes e procurados por quem pretende abrir o seu próprio negócio. Contudo, vale lembrar que não é nada fácil crescer ou alcançar o topo e mais difícil ainda é conseguir se manter nele. Muitos motivos estão inseridos neste contexto, que podem levar a queda ou impedir a estabilidadede de seu empreendimento, mas que neste momento não vem ao caso, apenas citarei com duas palavras, que explicam por si só: Má administração.
Vamos falar de outro assunto que vem crescendo e estando cada dia mais presente dentro da empresa, que são as mídias sociais. É impressionante, como estas duas palavras se tornaram corriqueiras, se tornando até mesmo uma corrida cabeça a cabeça entre empresas para ver quem tem mais seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e no YouTube, por exemplo. O que não quer dizer muita coisa, afinal muitas visitas não resultam necessariamente em muitos clientes.
No entanto, para conseguir conciliar todas estas ferramentas no dia a dia da empresa requer tempo, mão de obra capacitada, ferramentas apropriadas para trabalhar. Praticamente, tudo que uma empresa pequena não possui, por diversos motivos, mas que sempre convergem para a questão financeira. É muito caro manter este trabalho, para se ter uma ideia, segundo pesquisas, o valor médio que se deve investir está entre R$ 708.00 a 1.000.00 por dia. Estando incluídos os seguintes tópicos: ConteúDO (Divulgação em grande escala), Ferramenta de Monitoramento (gastos com acompanhamento e pessoas a todo momento cuidando das redes sociais) e Investimento.
O calcanhar de Aquiles das pequenas empresas
Como citado anteriormente, o ConteúDO, a Ferramenta de Monitoramento e o Investimento são três dos principais problemas enfrentados por uma empresa menor, afinal uma completa a outra, transformando-os em uma única coisa e porque não, o calcanhar de Aquiles que precisa ser solucionado por essa empresa. Sem investimento, ela não consegue contratar pessoas capacitadas para escrever textos, acompanhar e interagir com clientes, via mídias sociais. Por sua vez, sem funcionários capacitados, fica inviável produzir diversos conteúdos, a fim de complementar e ocupar todo o espaço designado pela empresa AS redes sociais, ficando aquele buraco terrível, por falta de publicações e informações aos clientes. Desse modo, não revertendo em divulgação e consequentemente na falta de recursos financeiros para a empresa.
Vale lembrar, que para dar este grande passo, uma empresa pequena precisa criar uma estratégia para saber se irá funcionar, com isso não perdendo tempo e dinheiro com um assunto que daqui há um mês começará a ficar de canto, sem publicação e isso NO mundo dos negócios é ruim, pois mostra que a empresa está parada e aquela ferramenta que seria uma ponte entre empresa e cliente acaba se perdendo, deixando ATé mesmo a imagem desta instituição um pouco manchada.
Há vida sem redes sociais?
Calma, não precisa se desesperar se você estiver uma empresa pequena e não conseguir administrar uma ou mais redes sociais. Há vida sem redes sociais, mas será preciso muito esforço seu, como dono da empresa, e de todos os funcionários. Para isso, irei apresentar algumas ideias adotadas em muitos lugares e que resultam em grande sucesso. Para começar, podemos citar a questão de fazer marketing de e-mail (Colete e-mails de clientes para manter sempre contato com eles), Blog (Pesquisar assuntos que se relacionem com o seu ramo e produto oferecido, com isso criando uma interação com os seus clientes), Feiras e Conferências (Procure visitar e expor seus produtos neste ambiente, pode ter um custo, mas você estará expondo o seu produto e mantendo contato com outras pessoas DO mesmo ramo) e apresentações livres (Se você souber se expressar em público e tiver muito conhecimento e capacidade, será uma boa medida para divulgar a sua empresa).
Lembre-se, independente de trabalhar com redes sociais ou não, o importante é nunca desistir e acreditar naquilo que você propôs de INício, quando resolveu abrir a sua empresa. Fazendo isso, pode ter certeza, que capacidade terá, só precisa encontrar o melhor meio para conseguir expandir a sua empresa e alcançar o sucesso esperado.