4 fatores a melhorar no e-commerce brasileiro

4 fatores a melhorar no e-commerce brasileiro

bg

Sendo um dos poucos segmentos que ainda crescem no Brasil, mesmo durante este duro período de crise econômica, é difícil afirmar as carências do e-commerce nacional, mas, elas existem e precisam ser apontadas. Neste artigo mostraremos 4 fatores a melhorar no e-commerce brasileiro.

A internet

Para o e-commerce existir precisamos dela, a internet. Rápida, livre, eficiente e barata. Isso ainda não existe no Brasil. Temos uma internet lenta (número 53 no ranking mundial), cara, pouco eficiente e, por enquanto, livre, mas querem acabar com isso também, o que acarretaria em prejuízos enormes para o e-commerce e a economia em geral.

Então precisamos, urgentemente, melhorar a internet, antes que o crescimento do e-commerce chegue a um ponto de estagnação, e não por causa do volume de vendas, mas, sim, por conta de uma estrutura que não irá mais dar conta do montante. Para se ter uma ideia, temos pouco mais de 20% das vendas gerais do varejo. Por mais que queiramos crescer, não podemos. Não há um estudo definido, mas especialistas apontam que não podemos, hoje, chegar aos 50% ou mais. Não há estrutura para suportar metade das compras em geral feitas com a internet de hoje.

E nós vamos chegar e, talvez, ultrapassar os 50% em alguns anos e vamos precisar de uma internet que dê conta do recado.

Logística

Vendemos pelo mundo virtual, entregamos no mundo real.

A logística brasileira ainda carece de melhoras e este é um tópico fundamental. Ainda existem muitas pessoas, e em nossa humilde opinião, sempre existirão pessoas que querem tocar o produto antes comprar, agora, imagine pessoas assim que precisam esperar semanas para que este produto chegue em suas mãos?

Muitas pessoas desistem da compra quando veem a data de entrega. E este não é um problema de fácil resolução. Somos o quinto maior país do planeta. Maior que vários países juntos e não temos uma malha ferroviária digna desta imensidão, o que dificulta a entrega dos produtos e limita o crescimento do e-commerce.

Mais cartão de crédito

No e-commerce não existe forma melhor de efetuar uma compra do que com o cartão de crédito.

Embora a austeridade seja importante em alguns momentos, o crédito é algo que precisa de melhor análise no Brasil. Qualquer coisa e a primeira ação é corte de crédito, juros altos (muito altos, os mais altos do mundo), mas nada de pensar em melhorar a estrutura nacional para melhores condições de trabalho, produção e, especialmente, competitividade para vender aqui e lá fora, algo que, por si só, ajudaria a manter a inflação controlada.

Temos 207 milhões de pessoas no Brasil com só 80 milhões economicamente ativos, e desses, só 52 milhões com cartão de crédito (o que já é um baita mercado, mas muito aquém do potencial brasileiro).

Marketing digital mais competente

São negócios semelhantes, mas com estratégias bem diferentes. O varejo físico e o online possuem publicidades diferentes, com um mais bem-estruturado e outro ainda no começo, com muitos amadores em campo fazendo as mesmas coisas que o marketing tradicional e sem nenhum conhecimento do mundo digital.

Isso espanta os investidores e os compradores, pois, uma vez que dinheiro é gasto e não há retorno algum, a desistência é inevitável.

Por isso é fundamental aprender e encontrar profissionais capacitados na área de marketing digital. Esses profissionais já existem e você os encontra aqui, na agência 3xceler, especialista em marketing digital e marketing de performance para e-commerce.

Criação de Sites Responsivos