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7 perguntas sobre marketing digital que você já se fez
Você pode até não seguir uma estratégia, mas certamente já ouviu falar sobre marketing digital e como a presença on-line é, atualmente, imprescindível para o sucesso de uma marca. Afinal, a internet revolucionou a comunicação e a comercialização de produtos.
Hoje em dia, para ser visto é preciso estar inserido no ambiente digital, pois é nele que os consumidores buscam informações antes de fechar uma compra ou contratar serviços variados. Mas, para algumas pessoas, esse ainda é um caminho que gera muitas dúvidas.
Aproveitando o começo do ano, que geralmente é quando as empresas e profissionais autônomos planejam os próximos passos para alavancar o negócio, separamos 7 perguntas sobre marketing digital que você já se fez, e as respostas, confira.
Marketing digital: tudo o que você sempre quis saber
É inegável que qualquer pessoa ou empresa pode divulgar, promover e vender produtos e serviços através da internet, assim como manter um relacionamento mais direto, efetivo e verdadeiro com os consumidores.
No entanto, é essencial traçar um plano de ação, ou seja, um conjunto de estratégias especialmente para o ambiente digital. E para esse conjunto de estratégias que visam divulgar e comercializar produtos e serviços na internet é dado o nome de marketing digital.
Quer saber quais são as respostas para as 7 perguntas sobre marketing digital que você já se fez? Então, continue acompanhando a leitura e confira nossas dicas.
Tráfego pago ou orgânico, qual é melhor?
No tráfego pago, as empresas pagam para ter uma página anunciada no Google e no tráfego orgânico a página aparece nos resultados de busca de forma espontânea, com base em técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Qual é melhor? Depende da estratégia.
O primeiro geralmente traz resultados mais rápidos, mas ambos têm suas vantagens e a escolha da melhor opção para a sua estratégia de marketing digital deve considerar objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis.
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Qual a diferença entre site e landing page?
Basicamente, o site é um conjunto de páginas que reúnem informações em texto, vídeo e áudio, assim como imagens estáticas. É um canal virtual de relacionamento e comunicação sobre marcas, produtos, serviços, visões, missões e valores de uma empresa.
Já a landing page é uma página específica, é uma página focada em vender ou captar informações estratégicas dos visitantes. Geralmente são páginas únicas, enxutas e objetivas com diversos gatilhos para fazer o público tomar a ação desejada.
É possível ganhar dinheiro com marketing digital?
Essa é uma das perguntas sobre marketing digital mais ouvidas pelos profissionais da área. É claro que os objetivos de quem investe nesse tipo de estratégia são muitos, mas, sem sombra de dúvidas, ganhar mais dinheiro com o produto ou serviço é um dos principais.
Neste sentido, sim, é possível ganhar dinheiro com marketing digital. Apesar disso, lembre-se que o retorno financeiro nem sempre é rápido e que outros benefícios devem ser levados em conta ao adotar ações de marketing no ambiente digital.
Devo estar presente em todas as redes sociais?
Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, WhatsApp, Pinterest… Atualmente, existem várias opções de redes sociais disponíveis, o que faz muitas empresas e profissionais autônomos se perguntarem: é preciso estar presente em todas elas?
A resposta é simples: esteja onde o seu público estiver. Além disso, considere seus objetivos e as funcionalidades de cada rede social para definir qual ou quais delas oferecem os melhores recursos para o seu segmento de atuação.
Preciso aparecer para ter sucesso nas redes sociais?
Ainda falando sobre redes sociais, muitos empresários deixam de investir em marketing digital e marketing nas redes sociais porque têm receio e até mesmo vergonha de aparecer. Neste sentido, é importante dizer que existem algumas alternativas.
Mas, não se iluda: o seu público busca conexão e nada melhor do que postar fotos e vídeos para humanizar os seus perfis, atrair ainda mais seguidores e engajar os seus conteúdos. Não precisa ser uma exposição exagerada, mas certamente é indispensável.
Pequenas empresas também precisam de marketing digital?
Não importa o tamanho da empresa ou o segmento de atuação, tampouco se o profissional é autônomo, todos podem e devem investir em marketing digital para atrair novos públicos, fidelizar os clientes e conquistar cada vez mais oportunidades de negócio.
O marketing digital é democrático e cada caso deve ser avaliado individualmente. Mesmo com um baixo investimento, é possível adotar medidas estratégicas e obter bons resultados no ambiente digital, incluindo site, blogs, redes sociais, entre outros recursos.
Em quanto tempo é possível ver os resultados da estratégia?
Um dos principais erros de quem começa a investir em marketing digital é achar que os resultados serão imediatos. É claro que algumas ações e estratégias, como os anúncios pagos, podem gerar resultados mais rápidos e efetivos, mas essa não é uma regra.
O planejamento costuma ser dividido em etapas e para cada uma delas o tempo de resposta pode variar considerando a estratégia e as ferramentas utilizadas. Portanto, não se desespere e confie no seu time de marketing para que os resultados sejam positivos.
Essas foram apenas algumas das perguntas sobre marketing digital mais frequentes. Esperamos ter tirado as suas dúvidas, mas, caso alguma questão ainda tenha ficado pendente, estamos à sua disposição para esclarecê-la.
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