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Marketing digital em 2022: confira as principais tendências
Os últimos anos não foram fáceis para ninguém. Afinal, é inegável que a pandemia impactou diretamente a nossa rotina, interferindo na forma como nos relacionamos, comunicamos e consumimos e essas mudanças perduram até hoje em todo o mundo.
Por esse motivo, nada melhor do que aproveitar o comecinho do ano para falar sobre as principais tendências de marketing digital em 2022. Algumas delas, inclusive, já começaram a ganhar destaque em 2021, dando o tom deste ano.
Marketing digital em 2022 ainda vale a pena?
A transformação digital já vem de muito antes da pandemia que assolou o mundo no final do ano de 2019, começo do ano de 2020. Com o surgimento e a popularização da internet, anualmente é preciso ter atenção às novas tendências e ferramentas do setor.
Não importa se você é um profissional autônomo, uma multinacional ou uma empresa de pequeno porte. Hoje em dia, para ter sucesso no ambiente digital é imprescindível investir em marketing digital para conquistar novos clientes e fidelizar seus consumidores atuais.
Antes de falar sobre as tendências de marketing digital em 2022, vamos relembrar as principais vantagens desse conjunto de estratégias para o ambiente on-line.
Reconhecimento de marca
Nos últimos anos, quem não está na internet dificilmente é visto ou encontrado. A boa notícia é que o marketing digital possibilita que a sua marca tenha um site, um blog e perfis nas redes sociais para que seja facilmente reconhecida no meio on-line.
Maior visibilidade do negócio
Na hora de comprar um produto ou contratar algum serviço, a maioria das pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre fabricantes, vendedores e prestadores de serviços. Investindo em marketing digital fica mais fácil ganhar visibilidade.
Aumento no número de leads
A visibilidade da sua empresa interfere diretamente no número de leads que chegam ao seu time de vendas. Com o marketing digital, é possível atrair os perfis certos de potenciais clientes, facilitando o trabalho da sua equipe e aumentando as chances de negócio.
Aproximação com o seu público
Esteja onde o seu público estiver. Essa é uma das máximas do marketing digital. Se o seu público usa o Google para buscar informações e as redes sociais para interação, invista em artigos relevantes e perfis no Instagram e no Twitter, por exemplo.
Resultados facilmente mensuráveis
Por menor que seja, todas as ações de marketing têm algum custo. Neste sentido, é uma preocupação legítima ter acesso aos resultados dessas estratégias e praticamente todas as ferramentas de marketing possibilitam fácil acesso aos resultados e dados relacionados.
Agora acompanhe 5 tendências de marketing digital em 2022 que você não pode perder.
5 tendências de marketing digital em 2022
Todos os anos os profissionais de marketing se desdobram para tentar definir quais serão as tendências da área para os próximos meses. No entanto, essa nem sempre é uma decisão fácil, afinal de contas, ainda não é possível prever o futuro, não é mesmo?
Mas, a boa notícia é que sempre é possível observar o mercado e, através de dados e pesquisas, identificar alguns caminhos para estabelecer as principais tendências de marketing digital em 2022. A seguir, confira 5 delas e saiba como aproveitá-las.
Uso de vídeos
Transmissões ao vivo, vídeos no Tik Tok, Reels e Stories caíram no gosto popular nos últimos dois anos, fazendo com que as empresas investissem em conteúdos em vídeo para atrair novos consumidores e gerar mais engajamento com os clientes.
Para 2022, a tendência é que o videomarketing venha ainda mais forte. No caso das redes sociais, os algoritmos têm dado mais relevância para esse tipo de conteúdo, fazendo com que os vídeos tenham mais alcance do que as publicações estáticas.
Social Selling
O comércio on-line estourou durante as fases mais duras da quarentena e da pandemia. Mesmo agora, com o avanço da vacinação e as medidas de proteção mais brandas, muitas pessoas preferem a comodidade e as facilidades das compras pela internet.
E é claro que as redes sociais não poderiam ficar de fora. Instagram Shopping e Facebook Marketplace, por exemplo, fazem parte das estratégias de Social Selling e possibilitam que os usuários façam suas compras enquanto estão no Instagram e no Facebook.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Atendimentos via BOTS
Os bots ou robôs virtuais são configurados através de automações para que desempenhem tarefas pré-determinadas, como fazer ou atender ligações, enviar SMS, atender usuários nos chats dos e-commerces e empresas de telefonia, tirar dúvidas, entre outras.
É, sem sombra de dúvidas, um recurso que torna o relacionamento com os consumidores mais ágil e produtivo. Não se trata de substituir a mão de obra humana, mas sim de ter mais uma alternativa para melhorar a experiência dos usuários e consumidores.
Marketing de conteúdo
É impossível falar sobre marketing digital em 2022 sem citar o marketing de conteúdo. Embora a estratégia não seja nova, a produção de conteúdos personalizados, relevantes e estratégicos está sempre entre as ações de marketing que devem ser seguidas.
Através das estratégias de marketing de conteúdo, as oportunidades de negócio surgem com mais frequência e de forma orgânica, ou seja, com custo baixo. Além disso, atraem o público-alvo específico do seu segmento de atuação.
Conteúdos baseados em dados
No marketing de conteúdo, não basta criar qualquer conteúdo. O ideal é que os textos, áudios, vídeos e quaisquer outros tipos de conteúdos sejam criados estrategicamente, considerando dados relevantes sobre os consumidores e públicos-alvos do negócio.
Sendo assim, para criar conteúdos baseados em dados é necessário levantar informações sobre o seu público-alvo, sobre os seus consumidores já conquistados, sobre os resultados das estratégias anteriores, ou seja, todos os dados relevantes para os seus objetivos.
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