A importância da credibilidade na web

A importância da credibilidade na web

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Entre as várias etapas num processo de compra, a pesquisa é um passo importantíssimo para qualquer consumidor em qualquer segmento. Vasculhar a internet em busca de opiniões de ex-clientes, consultar a página de “reclame aqui” e verificar os comentários em redes sociais são alguns dos comportamentos mais comuns para verificar a credibilidade e a reputação de uma empresa. Por isso, é importante que o seu negócio explore de forma positiva os comentários de clientes e a interatividade de maneira geral.

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Quem melhor do que um cliente satisfeito para comunicar as vantagens e os benefícios dos seus produtos, serviços e de sua empresa como um todo? Para compradores indecisos, uma opinião favorável de outra pessoa pode ser o estímulo que faltava. Se houver algum comentário negativo de um cliente insatisfeito, não o deixe “abandoando”. Seja cordial e prontifique-se a resolver a situação, mantendo o relacionamento com esse cliente.

Mecanismos de Busca

As avaliações são também bastante consideradas pelos mecanismos de busca na hora de ranquear as páginas. As estratégias de SEO trazem muitos benefícios à visibilidade dos sites. Os depoimentos, além de provarem que os consumidores estão interagindo com a marca, agregam relevância ao site por meio de palavras-chave específicas. É interessante incentivar as pessoas a deixarem seus depoimentos, mas não se deve insistir muito, pois o cliente não pode se sentir coagido.

Formatação

Para otimizar os depoimentos recebidos, algumas dicas são válidas. Procure deixar os depoimentos em HTML simples, pois facilita a identificação pelos mecanismos de busca. Por meio de perguntas e campos mais específicos, é possível obter depoimentos mais longos e relevantes. Por fim, evite deixar as avaliações restritas ao site, propagando-as também pelas redes sociais, de modo que mais pessoas fiquem sabendo das experiências positivas que sua empresa é capaz de proporcionar. Imagens e vídeos dos produtos, especialmente se estiverem em utilização, podem aumentar a afinidade com o público-alvo.

Monitorar e responder

Para estreitar os vínculos e melhorar o relacionamento com os clientes, é importante que as marcas também interajam, respondendo aos comentários recebidos. Monitore todos os pontos de contato em que seu cliente possa expressar sua opinião. Para os comentários positivos, é importante sempre agradecer e também oferecer “benefícios” a quem avaliar a empresa, como programas de fidelidade, cupons, entre outros – o que pode estimular outras pessoas a darem seus depoimentos. Deixe a mensagem pessoal, sempre estimulando o retorno; uma nova compra.

Ao responder aos comentários negativos, peça desculpas e explique tudo aquilo que pode ser feito para corrigir ou amenizar essa experiência ruim, detalhando o processo. Assegure ao cliente que foi uma situação de exceção e que, em uma nova oportunidade, a experiência será bem melhor.

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