A importância do acompanhamento dos indicadores em e-commerce

A importância do acompanhamento dos indicadores em e-commerce

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Tanto no comercio físico como no online, há valores que o vendedor precisa estar atento. Afinal, calcular o lucro, a demanda e o custo de cada produto são fatores essenciais para qualquer negócio que almeja um mínimo de sucesso.

No campo digital, existem alguns indicadores específicos que precisam ser acompanhados constantemente. É claro que, por ser um universo bastante complexo, os negócios virtuais  gera diversos números para acompanhar que, dependendo do seu negócio, podem ficar em segundo plano.

Para tanto, escolher os principais para acompanhar é de extrema importância para manter o foco no planejamento do e-commerce, tanto financeiro, quanto de Marketing.

Confira alguns motivos pelos quais é importante acompanhar de perto esses indicadores:

Aumento do tráfego no site

Se você souber quanto de tráfego o seu site tem fica mais de saber como aumentá-lo. Acompanhe indicadores que permitam identificar de perto isso, como: visitantes, visitantes únicos, taxa de rejeição ou até mesmo, de onde eles vem, para saber se deve investir mais ou menos em alguma plataforma.

Aumento nas vendas

O objetivo principal de um e-commerce é vender cada vez mais. Para tal, acompanhar indicadores de taxa de conversão, conversões ou até mesmo taxa de rejeição, facilitam na hora de avaliar o lucro, demanda e custo por produto do seu negócio. Ou também, prever novas oportunidades, ampliando o leque de produtos, propondo ofertas e descontos.

Redução no custo de aquisição de clientes

Com o aumento na demanda, o custo pago por cada produto pode diminuir. Sendo assim, acompanhar indicadores como o ROI, taxa de conversão e o próprio CAC (custo de aquisição por cliente), podem ajudar a definir quanto investir mês a mês e como reduzir o valor pago a cada conversão.

Aumento na satisfação dos clientes

Se o seu cliente está satisfeito, o seu negócio está indo bem. E para saber isso, não pode dar as costas ao que ele tem a dizer e nem ao seu comportamento no mundo virtual. É possível “ler” a mente do cliente com indicadores como a taxa de rejeição do site, abandono de carrinho, conversões, tempo de permanência na página e páginas visitadas. Assim, as estratégias podem ser devidamente traçadas para o cliente e você terem exatamente o que querem.

Além disso, ter alinhado com a sua equipe a frequência de acompanhamento de métricas, KPI’s e indicadores são de suma importância para a saúde do negócio. Afinal, alguns valores identificados rapidamente podem prever ações, evitar prejuízos ou oferecer insights.

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