A importância da personalização dos serviços

A importância da personalização dos serviços

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Quando falamos em marketing na atualidade, uma tendência crescente é a busca por boas experiência digitais com as marcas. Além disso, as pessoas estão cada vez mais em busca de um atendimento personalizado, já que isso faz com que os consumidores se sintam especiais e únicos para aquela empresa que, em consequência, também torna-se única para aquele cliente.

Essa tendência à personalização parece ser maior entre os millenials, uma geração jovem, composta por indivíduos em constante busca por reconhecimento. Um combustível possível para esse sentimento é a utilização das redes sociais. Diante dessa realidade, as empresas precisam implementar soluções tecnológicas que tratem cada cliente como único, para que não percam para a concorrência.

Omnichannel

Vivemos num período em que as pessoas, por conta da popularização dos dispositivos móveis, estão a poucos cliques de pesquisarem e comprarem aquilo que desejam, não importa o horário do dia ou o local em que estejam. Isso cria uma geração de consumidores acostumados à comodidade, cada vez mais exigentes quanto à praticidade e à rapidez para terem seus problemas resolvidos.

Por isso, o primeiro passo para corresponder a essas altas expectativas é estar presente em todas as formas de atendimento possíveis (omnichannel), como web chats, Facebook Messenger, WhatsApp, e-mail, entre outros. Manter todos esses canais integrados pelo mesmo padrão de eficiência otimiza consideravelmente o desempenho das empresas.

Relevância

Além de marcar presença nessa grande diversidade de canais, é importante analisar a relevância que cada canal possui no negócio. Identificar quais são os canais mais utilizados e os horários de maior acesso permite perceber padrões no comportamento do público e adequar as ações de comunicação a esses padrões.

Dessa forma, é possível registrar as interações, eliminar filas, obter e armazenar dados sobre o comportamento dos clientes, potencializar a segmentação de campanhas e, consequentemente, obter melhores resultados.

Inteligência Artificial

O uso de bots com inteligência artificial também proporciona experiências individualizadas e personalizadas. Os bots têm adquirido características cada vez mais humanizadas, sendo capazes de identificar emoções e comportamentos a cada interação. Sem as oscilações de humor típicas dos humanos, eles ajudam os clientes de forma prática e objetiva.

As soluções em Inteligência Artificial permitem que as empresas obtenham dados em quantidades cada vez maiores e cada vez mais específicos sobre o público, permitindo a obtenção de novos insights para tornar os negócios mais atraentes e personalizados as estes exigentes consumidores.

Pensamento Estratégico

As soluções tecnológicas apontadas são ferramentas que levantam grandes volumes de dados. Entretanto, elas jamais terão o poder de análise e interpretação que uma pessoa possui. De nada adianta ter em mãos dados valiosos se você não tiver uma equipe de estratégia digital capacitada para analisar cada informação. Com essa interpretação, fica mais fácil e assertivo criar ações de estreitamento de relacionamento com os clientes.

Criação de Sites Responsivos