O uso do Chat do Facebook para empresas

O uso do Chat do Facebook para empresas

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A ocupação das redes sociais por empresas é um movimento nítido e crescente. Ao mesmo tempo em que as pessoas ficam mais próximas das marcas, mantendo-se informadas sobre novidades e lançamentos, as marcas também adquirem mais conhecimento acerca de seus públicos. No Facebook, por exemplo, é possível obter engajamentos a partir da publicação de conteúdo interessante, sejam imagens, vídeos, textos, links, dicas, notícias, tutoriais, entre outros. Além das postagens, a rede disponibiliza também o chat para empresas, que pode se tornar um ótimo canal de comunicação, desde que bem administrado.

Interatividade

Com 2 bilhões de usuários a redor do mundo, uma rede que oferece um serviço de chat para empresas é um grande auxílio na hora de conectar marcas e clientes. Seja para tirar dúvidas ou deixar sugestões (ou reclamações) o chat do Facebook é útil para obter um feedback mais natural e direto, bem como prestar auxílio aos clientes.

Praticidade

A tecnologia tem procurado facilitar a vida das pessoas no meio digital. O omnichannel é a bola da vez, pois as empresas disponibilizam diversos canais e os mantêm integrados para estreitar relacionamentos. Além disso, com a comodidade que os dispositivos móveis proporcionam, o consumidor está exigente e com baixa tolerância à perda de tempo.

Nesse sentido, o Facebook tem mais uma vantagem: a praticidade. Em comparação com um telefonema ou um e-mail, por exemplo, o chat do Facebook é mais prático, pois é um canal m que as duas partes já estão conectadas, facilitando o desenrolar da conversa.

Registro

Uma vantagem do chat em relação à troca de mensagens é que nele fica registrado o histórico das conversas, podendo gerar números de protocolo e administrar melhor a quantidade de atendimentos.

Velocidade

Para que esse sistema funcione, é essencial contar com pessoas preparadas, treinadas para lidar com o cliente. É preciso que as mensagens sejam respondidas o quanto antes, pois o consumidor exige tanto qualidade quanto agilidade na hora de resolver seus problemas. Mensagens não respondidas ou respondidas tardiamente podem gerar reclamações, inclusive no próprio Facebook, causando efeito reverso.

Integração

Uma recomendação valiosa para as empresas que utilizam o chat do Facebook para atender o consumidor é integrá-lo ao sistema da empresa. A unificação desses canais permite que as informações fiquem organizadas, evitando que o cliente tenha que repetir o seu problema caso utilize outro canal de comunicação com a empresa.

Há soluções tecnológicas que permitem o gerenciamento de conversas em grande número, reduzindo erros e aumentando a produtividade dos funcionários. Atendimentos sistematizados e padronizados conferem mais segurança ao processo e menor tempo de reposta, aumentando o grau de satisfação do cliente.

Como visto, o chat do Facebook pode ser uma excelente ferramenta de contato, mas requer cuidado, atenção e agilidade.

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