A importância das páginas de produto em SEO

A importância das páginas de produto em SEO

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O objetivo de qualquer empresa, especialmente um e-commerce, é conseguir cada vez mais visibilidade na web para atrair leads qualificados, ou seja, um público de interesse em potencial. Isso fica muito prático quando o site da empresa é facilmente encontrado entre as primeiras posições dos sites de busca, quando são pesquisadas palavras-chave de acordo com o negócio.

Ao pesquisar um determinado produto, geralmente a página à qual o usuário será conduzido será a página do respectivo produto. Dessa forma, para assegurar as posições orgânicas de maior destaque, é fundamental estar atento às principais estratégias de SEO – Search Engine Optimization nesse tipo de página:

Descrições Completas

A página do produto deve conter um conteúdo textual bastante detalhado acerca de todas as características do produto, como dimensões, cores, formatos, utilidades, entre outras que sejam necessárias. Além disso, é importante ressaltar os diferenciais da marca em relação à concorrência.

O Google sempre beneficiará conteúdos mais completos e informativos, empregando palavras-chave relevantes. Jamais copie descrições de outro site, pois, além de demonstrar falta de empenho em seu negócio, o conteúdo duplicado é punido pelos mecanismos de busca, piorando as posições do site.

Canonical Tag

Em alguns casos, não dá muito para evitar: algum conteúdo textual vai se repetir em diferentes páginas de um site. Para evitar que essa repetição seja interpretada como duplicação, o que gera punição, a canonical URL Tag é empregada para comunicar aos sites de busca qual das URLs com texto semelhante deve ser priorizada. Com esse sistema, é possível que variações de um produto ou serviço tenham o mesmo conteúdo.

Avaliações e comentários

As avaliações e comentários dos clientes são meios muito vantajosos de persuadir o novo cliente, já que os comentários partem de outras pessoas que já adquiriram produtos da marca, o que passa muita confiança e credibilidade. Além disso, os mecanismos de busca gostam de atualizações frequentes nas páginas dos produtos, e a publicação frequente desse tipo de comentário é interpretada como uma atualização da página, o que também beneficia o SEO. Além disso, algumas avaliações podem aparecer nos próprios sites de busca, o que é ótimo para a visibilidade do negócio.

Imagens

Engana-se quem acredita que apenas os textos podem ser otimizados para SEO. As imagens também podem ser bastante úteis nesse sentido. O próprio título do arquivo já pode conter palavras-chave relevantes à página. A tag alt também é importante para oferecer uma descrição da imagem. A tag title também deve incluir as palavras-chave trabalhadas ao nomear a imagem. O site de busca entenderá a relevância da imagem naquela página e a beneficiará.

Conteúdo em Vídeo

A presença de diferentes formatos de conteúdo também é um dos itens levados em consideração pelo Google para ranqueamento. Uma tendência atual, e que tem sido cada vez mais incentivada, é a presença do conteúdo em vídeo. Esse formato não só oferece mais dinamismo, interatividade e uma melhor visualização dos produtos e da marca, como também mantém o usuário na página por mais tempo, o que também é levado em consideração pelo buscador. As pesquisas também apontam que os vídeos têm taxa de clique superior a outros formatos e ampliam as possibilidades de compra.

Os quesitos avaliados pelos sites de busca têm o objetivo de beneficiar os sites que oferecem uma experiência mais útil e agradável ao usuário, levando em consideração itens como: velocidade, facilidade de navegação, qualidade de conteúdo, organização e conteúdo multimídia. Seguindo as dicas apontadas, as páginas de produtos serão mais facilmente encontradas, beneficiando as vendas.

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