Marketing de conteúdo requer pensamento estratégico

Marketing de conteúdo requer pensamento estratégico

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Mais do que apenas divulgar marcas, produtos, serviços e preços, o marketing contemporâneo deve oferecer “algo em troca” ao consumidor moderno. Muitas vezes, esse “algo em troca” é um conteúdo informativo, que, embora relacionado com as marcas, tem mais o objetivo de instruir, educar, entreter e dar dicas aos consumidores. Hoje em dia, um blog com dicas de moda é um meio mais interessante de divulgar uma marca do ramo do que aquele banner invasivo com o preço do par de botas, sem conteúdo relevante.

Levando em consideração todas as etapas da jornada do consumidor, o marketing de conteúdo tem o objetivo de instigar e aguçar no consumidor a curiosidade sobre um determinado produto ou setor, sem ficar falando apenas dele, incluindo outras informações relevantes, como notícias relacionadas, dicas, tutoriais, entre outros. Todo esse processo requer estratégia. Confira, a seguir, algumas dicas para implementar o marketing de conteúdo com sucesso.

Objetivos

Toda empresa deve ser orientada por objetivos de marketing (metas de vendas, por exemplo) e objetivos de comunicação (o que se espera que as pessoas pensem/façam ao entrarem em contato com o conteúdo publicado). Tendo esses objetivos em mente e conhecendo bem o público-alvo da campanha, fica mais fácil tomar todas as decisões seguintes. Sem objetivos definidos, qualquer esforço é em vão.

Canais

São vários os canais de comunicação pelos quais é possível implementar as estratégias de marketing de conteúdo. Isso pode ser feito nos sites, e-mails, blogs corporativos, material impresso e nas próprias redes sociais – como o Facebook e o YouTube, por exemplo. É preciso conhecer muito bem as características de cada canal e o comportamento (canais mais utilizados) do seu público-alvo. Cruzando essas duas informações, fica mais fácil definir quais canais de comunicação trarão resultados melhores.

Métricas

Assim como os objetivos, é preciso pensar nas métricas que permitirão acompanhar a resposta do público aos conteúdos publicados. Dessa forma, é necessário levar em consideração aspectos como: número de publicações, tráfego, taxa de clique, taxa de abertura de e-mail, taxa de conversão, curtidas, visualizações de vídeo, entre outros. Acompanhar esses dados permite saber se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado.

Pautas e calendário de postagens

Conhecendo o público e tendo definidos os canais de comunicação, é chegado o momento de pensar em assuntos que sejam de interesse do público e estimulem o engajamento e a conversão. Pense nessas temáticas com antecedência. Crie também um calendário de publicações, levando em consideração a frequência ideal, a influência de determinados períodos do ano nos assuntos abordados (se houver), os dias da semana em que os canais definidos recebem mais acessos do público-alvo, os horários de maior tráfego, entre outros.

Monitoramento constante

Após publicar os conteúdos, verifique o desempenho das publicações em cada métrica definida. Esse acompanhamento permitirá identificar se todas as estratégias adotadas (assuntos, frequência, canais, horários, entre outros) estão ajudando a atingir os objetivos definidos ou se é preciso recalcular a rota. É um monitoramento constante, que ajudará os profissionais envolvidos a realizarem ajustes e otimizar as campanhas, sempre com a mente focada nos objetivos estabelecidos antes de tudo.

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