A importância de estabelecer diferenciais em lojas online

A importância de estabelecer diferenciais em lojas online

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A menos que você seja um fabricante, além de comerciante, é muito difícil que você venda produtos completamente únicos. Há, conforme o seu segmento de mercado, diversos concorrentes oferecendo itens similares a preços parecidos, ou até mesmo inferiores. Ao criar um negócio online, os empreendedores se preocupam em se destacar perante a concorrência, mas se esquecem de que isso deve ser feito constantemente, não só no início do processo. Assim como no varejo físico, para obter lucro, é preciso criar diferenciais para os produtos, serviços e lojas.

Venda de soluções

O consumidor não quer produtos ou serviços. Ele quer soluções que atendam às suas necessidades ou desejos. Ele não quer um colchão, ele quer dormir bem. Esse é o tipo de raciocínio a ser adotado. Para complementar essa “solução”, uma dica é vender acessórios ou itens relacionados ao produto principal. Esse fator pode ser a motivação para que um consumidor compre no seu e-commerce e não em outro.

Branding

Ao construir uma empresa, você deve criar uma identidade exclusiva e marcante, que expresse os seus valores, conceitos e cultura. Essa identidade será naturalmente influenciada pelo seu setor de atuação, mas deve ser diferenciada para obter destaque. Nomes, símbolos e cores institucionais devem ser utilizados como mecanismos de memorização de sua empresa para os clientes, criando uma marca reconhecida.

Personalização

Seja em B2B ou em B2C, as empresas devem, cada vez mais, pesquisar e conhecer profundamente os valores, preferências e hábitos de seu público. A partir do conhecimento dessas informações, é possível oferecer experiências únicas, incluindo conteúdo exclusivo, produtos e promoções.

Conteúdo

Por falar em conteúdo, essa é a palavra-chave do marketing digital contemporâneo. As pessoas em geral confiam mais em sites que possuem descrições detalhadas sobre a empresa e suas categorias de produtos ou serviços. Isso atribui autoridade à marca, que demonstra conhecimento acerca daquilo que comercializa. Além das descrições, conteúdos complementares, como vídeos, imagens, infográficos, dicas, revisões de produtos, tutoriais, notícias relacionadas, depoimentos de especialistas, entre outras opções, enriquecem sua presença online. É interessante diversificar os canais para esse tipo de conteúdo, explorando não só o site, como também blogs corporativos, redes sociais e e-mail marketing.

Serviço ao cliente

Experiências de compra agradáveis também são importantes no universo online. Os consumidores podem estar dispostos a pagar mais pelos itens quando há um serviço de qualidade envolvido. Por isso, esteja disponível aos clientes. Isso pode ser feito por meio dos chats interativos, com respostas personalizadas. É importante também mantê-los atualizados sobre o status do pedido, interagir nas redes sociais e nos blogs. Esse relacionamento cria parcerias mais profundas, sendo um excelente meio de fidelização. Tanto no pré quanto no pós-venda, seja transparente ao falar sobre preços, orçamentos, opções de pagamento, prazos e reembolsos. Por fim, ouça o que o cliente tem a dizer – esse feedback é importante para avaliar as decisões tomadas e para pensar estrategicamente nos próximos passos.

Criação de Sites Responsivos