• Indicadores de confiança em e-commerce
Indicadores de confiança em e-commerce
Embora os dados referentes a compras online sejam muito positivos, demonstrando o crescimento do setor, muitas pessoas ainda possuem certos receios em efetuar compras do tipo. Principalmente se for a primeira vez que o usuário acessa um e-commerce, há uma série de questionamentos que passam pela cabeça: será que meu produto vai chegar mesmo? Será que meus dados pessoais estão protegidos? Será que a loja cumprirá aquilo que foi prometido?
Para garantir ao consumidor que sua loja online é confiável, há alguns indicadores que podem ser utilizados. Confira:
Selos de Segurança
É possível provar a quem acessar a sua página que ela é segura, livre de códigos suspeitos, e garantir a segurança de dados por meio de algumas certificações. O certificado SSL oferece um selo como parte do serviço, que é um canal criptografado que garante que os dados transmitidos são seguros e sigilosos. Também é possível submeter o seu domínio a scans de segurança, verificando se há algum malware ou redirecionamento suspeito em seu site. Esses serviços atribuem selos aos sites aprovados, servindo como ferramentas que atestam a confiança para os usuários.
Garantia de Qualidade
Quando algum consumidor deseja conhecer mais a fundo os serviços de uma empresa, é natural que ele investigue a internet em busca de reclamações. É importante responder a esses comentários na web. Portanto, oferecer produtos e serviços de qualidade é primordial. Alguns itens que os usuários avaliam são: plataforma fácil de navegar, divulgação clara das políticas da empresa (prazos, devolução, reembolso, termos e condições associados) e agilidade ao processar os pedidos e efetuar as entregas. Assim como os certificados de confiança, também há certificados de qualidade que você pode exibir em sua página.
Privacidade
Um dos principais receios de quem está prestes a realizar uma compra online é a proteção de dados pessoais. Todos desejam garantias de que a empresa não irá utilizar essas informações para outras finalidades que sejam não comerciais. Por isso, uma recomendação importante é deixar claro no site que sua empresa está de acordo com a legislação vigente no que tange aos regulamentos de privacidade.
Direito ao arrependimento
Um direito do consumidor garantido por lei é o direito ao arrependimento. Dessa forma, em um prazo de até 7 dias após o recebimento do produto ou o início do serviço, o consumidor pode solicitar a troca do produto ou o reembolso. Esse direito é garantido pelo Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, se houver qualquer tipo de erro no processo de compra e entrega do produto, o cliente deseja uma garantia de que há alternativas para solucionar o problema. Procure criar uma página específica para tratar deste tipo de assunto, explicando em pormenores como proceder diante dessas circunstâncias e divulgando informações de contato (endereço, telefone, e-mail etc).
Disponibilizando essas informações e certificações em sua página, será possível amenizar a desconfiança e aumentar os índices de conversão em sua loja virtual.