• A soma do SEO e do Social Media
A soma do SEO e do Social Media
O SEO, otimização de sites, é um meio para um fim que todos compreendemos muito bem, ficar nos primeiros lugares da busca orgânica nos motores de busca (Google), mas suas armas estão do que compõe o marketing digital como um todo, como o Social Media, por exemplo, e união desses conceitos amplifica consideravelmente os resultados da otimização quando bem utilizados em conjunto.
Um universo em constante mudança
Paciência, flexibilidade e vontade de falhar são requisitos importantes para trabalhar com SEO e Social Media, pois as mudanças são constantes. Veja abaixo:
E as mudanças não param nunca. Um dos outros grandes problemas que todos enfrentamos é que os consumidores têm um bloco de anúncio natural. O sucesso só virá se tivermos a disposição de criar conversas autênticas com as pessoas e identificar momentos que importam.
O processo recomendado global de Maggie Malek, especialista em Social Media, é capturado neste gráfico:
Os quatro pilares acima são muito importantes, a chave do sucesso, assim como é igualmente importante ter flexibilidade e vontade de errar para aprender o melhor caminho.
Etapa 1: Conduzir com dados
Em outras palavras, o que as pessoas estão procurando? Tenha em mente, porém, que o Google não é o único lugar que as pessoas estão procurando. Eles usam Facebook, YouTube, Amazon, Twitter, Instagram e muito mais.
Basicamente, a pesquisa impulsiona um processo analítico, mas o social media permite você se conectar com o que as pessoas, com o público-alvo.
É no social media que você pode descobrir coisas como:
- O que as pessoas estão dizendo sobre seu produto para seus amigos?
- Como eles estão interagindo com seus concorrentes?
- Quais são os problemas de atendimento ao cliente que eles estão tendo?
- Que tipo de conteúdo obtém mais envolvimento?
Etapa 2: Criar uma estratégia de conteúdo
Alguns pontos chave para isso são:
Plano para o sucesso desenfreado. Seu plano tem que ajudar a ter sucesso, e de uma maneira grande, caso contrário, por que estamos jogando o jogo?
Acompanhe as métricas corretas. Devemos medir nossos resultados e ajustar nossas estratégias de criação de conteúdo ao longo do tempo.
Escolha seus canais. Concentre seus esforços nos que criam as melhores conexões com seus clientes.
Construa uma equipe dinâmica baseada nas necessidades da marca.
Etapa 3: Aproveite a relevância e o contexto
Existem três tipos principais de conteúdo:
- Conteúdo do herói: Conteúdo de grande escala que você cria em torno de eventos importantes. Estes são os que você está balançando para as cercas.
- Conteúdo do Hub: conteúdo de envio programado regularmente para suas principais perspectivas.
- Conteúdo higiênico: Conteúdo “puxado” sempre projetado para os seus objetivos principais.
Certifique-se de manter uma lista de verificação de publicação, para que todas as pessoas certas se envolvam.
Passo 4: Engate conversas no social media e amplifique
Há quatro partes para esta etapa:
- Atribuir uma equipe dedicada.
- Contrate os escritores mais incríveis como representantes da marca.
- Tenha todos sincronizados com a revisão dos dados.
- Esteja pronto para mudanças.
Passo 5: Experimentar, medir, repetir
Lembre-se do gráfico de processo acima? Todos esses processos são contínuos e interagem. Ao longo do caminho, procure oportunidades-chave para amplificar a qualquer momento:
Alto alcance orgânico = amplificar
Momento cultural chave = amplificar
Por último, mas não menos importante, lembre-se de “falhar rápido”, falhar olhando para a frente. Seu caminho para o sucesso é possível por sua vontade de falhar, falhar com frequência e aprender com essas falhas o mais rápido possível.
Outros pontos a considerar é a métrica sempre atualizada de todas as redes sociais, inclusive o Twitter, que alguns julgam “morto”, e manter-se concentrado nas mudanças de seu público-alvo sempre, especialmente dentro do Facebook. Para saber mais sobre SEO e Social Media, entre em contato conosco e mostraremos o que esses dois conceitos podem fazer em prol do sucesso de seu empreendimento.