• Agências “Micreiras” Prejudicam PMEs e o Mercado
Agências “Micreiras” Prejudicam PMEs e o Mercado
O assunto que iremos abordar é um tema bem discutido hoje, entre agências e clientes. Em especial que trataremos aqui é o serviço de otimização de sites das agências não qualificadas que acabam prejudicando clientes, que por sua vez é um dos serviços mais buscados pelas pequenas e médias empresas, e outro tema que também é importante é como as agências de marketing digital estão vendendo, trabalhando e obtendo resultados para seus clientes, é muito importante para você PME compreender a forma que eles estão trabalhando em seu site. Aproveitando um comentário em nosso blog decidimos elaborar este conteúdo que acreditamos ser importante e válido para qualquer SEO que esteja começando sua carreira, SEOs que já atuam há algum tempo e principalmente para empresas insatisfeitas com o investimento em serviços prestados por agências "micreiras" para otimização de seu site. Vale lembrar que este artigo é apenas uma introdução do conteúdo completo, assim que os artigos forem postados vocês que nos acompanham nas redes sociais serão notificados com a continuação do artigo. Caso ainda não nos acompanha nas redes sociais, segue os links: A final como as agências e freelances estão vendendo, trabalhando e obtendo resultados de um projeto de otimização de site. Nós gostamos de impor nossas ideias e acreditamos que realmente é necessária essa troca de informação para se ter cada vez mais, um trabalho de qualidade. Deixe sua opinião, sua crítica ou comentário após ler!
Como as Agências vendem SEO?
Se você é um possível cliente e um dia perguntar a uma agência o que é SEO e eles responderem algo do tipo “Colocamos você na primeira posição do Google”, saia correndo em quanto é tempo! Infelizmente é realidade, muitas agências de marketing digital vendem SEO como a “primeira posição no Google”, e acabam iludindo seus clientes com falsas promessas e não sabem passar a verdadeira essência do SEO onde o foco é entender o seu negócio, seu mercado, seus clientes etc .
Verdadeiro Foco em Otimização
Qualquer trabalho de otimização de site realizado sem nenhum tipo de estudo, sem estudo das palavras-chaves, sem estudo de mercado, clientes, dentre outras coisas a principal que é o foco em conversão é inútil, e a proporção destes estudos deve aumentar gradativamente ao decorrer do projeto, ou seja, obter boa posição no Google para uma determinada palavra chave não basta, e que fique bem claro que SEO não é apenas colocar seu site ou o site do cliente em uma boa posição nos resultados orgânicos do Google. Visitas no site não coloca dinheiro no bolso do cliente e sim a captação do visitante, usuário ou cliente, ou uma compra, um preenchimento de formulário, download de arquivos, seja qual for o site seja ele um site institucional, um blog ou um e-commerce você tem que saber o que é conversão para este cliente!
PMEs são o Alvo de Agências Micreiras
Normalmente são PMEs que passam por problemas assim, por não ter uma verba adequada para fazer um investimento de qualidade, optam por um orçamento mais baixo. Uma vez que um cliente passa por uma experiência ruim, é óbvio que ele tentará uma nova agência, quando um cliente passa por 2, 3 ou até 4 empresas diferentes que não conseguem trazer resultados e o pior não conseguem mostrar os resultados que obtiveram ao longo do contrato, o cliente deixa de acreditar no trabalho de otimização de sites, e acabam acreditando que este investimento é falho e que todas empresas trabalham assim. É por incrível que pareça este número de PMEs insatisfeitas com agências sem qualidade anda aumentando, por um estudo feito pela nossa agência a cada 6 clientes 1 já teve algum tipo de problema, ou já passou alguma experiencia ruim com o trabalho de otimização de site. O numero de empresas que se dizem fazer um trabalho de SEO de qualidade também está crescendo e isso acaba afetando e atrapalhando o mercado de marketing digital.
Como as agências estão trabalhando?
Os mecanismos de buscas vêm se lapidando, aprimorando e se adaptando cada vez mais as técnicas de otimização de site que acabam infligindo as regras de “boas maneiras” ao longo dos anos e continua neste ritmo incessante A forma de se trabalhar varia de empresa para empresa de cliente para cliente de site para site de seo para seo e por ai vai, cada um tem sua forma ou estratégia para aplicar em seu site, e às vezes por algum motivo, seja ele pressa por uma data de uma meta a ser cumprida, fim de contrato, cliente no pé ou qualquer outro que seja, levam alguns SEOs a praticarem estratégias ilícitas, que trarão resultados a curto prazo, porém este resultado pode acarretar problemas maiores futuramente. Normalmente o tempo para trazer resultados de qualidade para um projeto de otimização de site, é de médio a longo prazo. Claro, existem suas exceções, isso também varia muito de nicho para nicho, más normalmente um trabalho de qualidade que trará benefícios e que este benefício se mantenha por um longo período e conseguirá se manter a frente de seus concorrentes durante um bom tempo é um caminho mais longo e mais trabalhoso. DICA SEO*
“Já parou para analisar a estratégia de seu concorrente que está na sua frente nos resultados orgânicos? Acredito que certamente já, caso contrário, estude e encontre oportunidades melhores, ou até mesmo aplique a mesma estratégia que ele, porém descubra como melhora-las.”
As empresas, agências e até freelances não importa o tamanho da agência, por maior que seja se comparado a um freelance o processo é o mesmo e é dividido em três etapas:
- • Vender o projeto de otimização de site.
- • Mão na massa.
- • Obter resultados satisfatórios para o cliente.
O caminho a ser percorrido por ambos é o mesmo e o trabalho só se torna de sucesso quando o projeto de otimização proporciona a seu cliente satisfação pelo atendimento, atenção e é claro o mais importante que bate todas as outras questões DINHEIRO NO BOLSO DO CLIENTE, você atingindo esta ultima opção uma renovação de contrato é certa e a propagação da sua marca também.