• Aprenda utilizar a tag Hreflang
Aprenda utilizar a tag Hreflang
Pierre Far analista de tendencias do Google anunciou ontem no WebMaster Central Blog, uma nova forma de orientar ao Google os sites que possuem localidades diferentes, no caso de países e regiões.
Muitos sites oferecem aos usuários de todo o mundo conteúdo traduzido ou segmentado a usuários em uma determinada região. O Google usa os atributos rel=”alternate” hreflang=”x” para veicular o idioma correto ou o URL regional nos resultados de pesquisa. Hoje vamos apresentar como você vai corrigir e implementar corretamente em seu site.
Para ficar mais claro, imagine que um determinado usuário na França pesquisar por “Coca-Cola”, se o site da Coca-Cola tiver um endereço www.coca-cola.com e um endereço www.coca-cola.com/fr com a tag corretamente implementada, o Google irá conseguir levar ao usuário francêsa página com o idioma local do usuário.
Quando devo implementar?
- Você mantém o conteúdo principal em um único idioma e traduz somente o modelo, como a navegação e o rodapé. Páginas que apresentam conteúdo gerado pelo usuário, como os fóruns, geralmente fazem isso.
- Seu conteúdo apresenta pequenas variações regionais com tema semelhante em um único idioma. Por exemplo, você pode apresentar um conteúdo em inglês segmentado para os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Irlanda.
- O conteúdo do seu site é completamente traduzido. Por exemplo, você tem as versões em alemão e inglês de cada página.
Aplicando a Hreflang
do HTML de http://www.example.com/, adicione um elemento de link que direcione para a versão em espanhol da página em http://es.example.com/, da seguinte maneira:
- Elemento do link HTML no cabeçalho.
Na seção do HTML de http://www.example.com/, adicione um elemento de link que direcione para a versão em espanhol da página em http://es.example.com/, da seguinte maneira: - Cabeçalho de HTTP.
Se você publicar arquivos não HTML, como PDFs, use um cabeçalho HTTP para indicar uma versão em um idioma diferente de um URL:Link: ; rel="alternate"; hreflang="es"
Para especificar vários valores hreflang em um cabeçalho de HTTP de link, separe-os com vírgulas, desta maneira:
Link: ; rel="alternate"; hreflang="es",; rel="alternate"; hreflang="de"
- Sitemap.
Não se esqueça de enviar as informações sobre a versão dos idiomas em um sitemap.
Vale ressaltar que caso seu site possua diversos idiomas, você deve listar todos os idiomas, incluindo o idioma respectivo da página. Por exemplo imagine que seu site ofereça seu conteúdo em português, inglês e espanhol todas as versões devem apresentar as mesmas referências incluindo elas mesmas, ou seja a versão espanhol deve listar português, inglês e ela mesma.
Erros comuns
Importante: lembre-se de que o valor de hreflang fornecido precisa ser válido. Tenha cuidado especial em relação aos dois erros mais comuns:
- Links de confirmação ausentes
Se a página A for vinculada à página B, será necessário que a página B seja vinculada de volta à página A. Se não for o caso de todas as páginas que usam as anotações hreflang, essas anotações poderão ser ignoradas ou não interpretadas corretamente
- Códigos de idioma incorretos
Lembre-se de que todos os códigos de idioma que você usa precisam identificar o idioma (no formato ISO 639-1) e opcionalmente a região (no formato ISO 3166-1 Alfa 2) de um URL alternativo. Especificar somente a região não é válido.