Atualização no Facebook – Logos em links

Atualização no Facebook – Logos em links

bg

O Facebook deixou de ser apenas um site de relacionamento, tornando-se também uma importante fonte de conteúdo. Entretanto, um dos problemas que a rede de Mark Zuckerberg enfrenta é a falta de qualidade de alguns desses conteúdos, que podem, inclusive, conter notícias falsas.

Numa medida para aumentar a credibilidade dos links para os usuários, a rede anunciou recentemente que implantará um meio de as empresas que publicam conteúdos colocarem seus logos nos links dos artigos que aparecerem nos resultados de busca do site e também na seção de assuntos do momento. A mudança é voltada para a estética do site, já que os logos substituirão os nomes das marcas.

Na imagem abaixo, é possível ver logos substituindo os nomes das empresas nos campos de busca (esquerda) e nos assuntos do momento (direita).

Logos anexados aos links dos artigos nos campos de busca (esquerda) e nos assuntos do momento (direita)

Identidade e Credibilidade

A ideia por trás da ação do Facebook é que as pessoas estejam mais conscientes acerca da origem, isto é, das fontes do conteúdo que acessarem. Isso as ajudará a evitar que acessem conteúdos falsos.

Outro ponto levantado pela rede social é que, ao exibir logos, as marcas terão a possibilidade de estender sua identidade visual no Facebook, fortalecendo a imagem dessas empresas. Assim, elas ficarão mais reconhecidas pelo público como fontes fidedignas de informações, de modo que seja mais fácil para os usuários decidirem os artigos que desejam acessar ou compartilhar.

Campos específicos

Um fato, no entanto, chama atenção para essa nova estratégia: a presença de logos está, por enquanto, restrita aos campos de busca e de assuntos relevantes. O local de maior visibilidade, ou seja, o feed de notícias dos usuários, ainda não foi contemplado pela aplicação dos logos. Fontes da empresa afirmam que a ideia é incluir os símbolos em todos os locais possíveis em que as pessoas consomem notícias, gradativamente.

Como fazer?

Para adicionar logos em links de artigos, as empresas deverão arquivá-los no campo “Biblioteca de recursos de marcas”, que pode ser encontrado na seção “Ferramentas de Publicação” de suas páginas no Facebook. A empresa recomenda que sejam enviados três modelos distintos: logo colorido, logo preto e logo branco, de modo que todos eles possam ser aplicados, independentemente da cor do fundo da página.

Criação de Sites Responsivos