Como fazer “Call to Actions” eficientes

Como fazer “Call to Actions” eficientes

bg

Para quem tem intimidade com o universo da criação de sites, a definição das mensagens “Call to Action”, as populares CTAs, é bastante importante. Embora curtas, essas mensagens têm a finalidade de efetivamente levar o consumidor a agir, seja para fazer uma inscrição para uma newsletter, para efetuar uma compra, entre outros.

Essas mensagens estão disponíveis nas lojas virtuais, no e-mail marketing, nas redes sociais e no próprio Google, oferecendo diretamente a opção de compra. Isso revela outra função das mensagens “Call to Action”: integrar diferentes plataformas online. Veja algumas dicas para criar CTAs eficientes.

Esteja visível e desperte interesse

Como em qualquer outra estratégia de comunicação, é preciso despertar interesse. A mensagem deve ser curta e clara. O botão da CTA deve estar em destaque em comparação aos demais elementos da página, levando em consideração o seu tamanho e o contraste das cores. Apesar da necessidade de colocar a CTA em evidência, não é recomendável colocar muitos botões do tipo numa mesma página, pois isso pode confundir o consumidor, já que um botão “rouba o protagonismo” do outro.

Seja honesto

Parece óbvio, mas muitos sites não o fazem: cumpra aquilo que a mensagem da CTA está prometendo. Se o botão diz “confira os novos produtos” e os produtos da página já deixaram de ser novidade há tempos, o consumidor perceberá que foi iludido, o que é muito negativo para a imagem do seu site. O mesmo vale para preços – não vale anunciar uma “oferta imperdível – só hoje” se os preços dos produtos são os mesmos de sempre.

Vá direto ao ponto

As mensagens das CTAs são curtas por natureza e, como devem incentivar o usuário a tomar uma ação, é comum o uso dos verbos no imperativo, como “clique aqui”, “saiba mais”, “conheça nossos serviços”, “assine nossa newsletter”, “cadastre-se”, entre outros. A CTA deve ser um gatilho rápido, de modo que o usuário realize a ação de maneira prática e rápida.

Ofereça opções

Como dito anteriormente, também é função das CTAs indicar caminhos a serem percorridos pelos usuários, integrando diferentes páginas. Se o usuário desistiu ou mudou de ideia, optando por realizar outra ação, que não aquela sugerida pelo botão CTA, deixe sempre disponível a opção de voltar para a home ou ver outras opções. É importante que o consumidor não se sinta “encurralado” ou pressionado, o que pode leva-lo a abandonar o site.

Receber acessos em sua página é muito importante, mas também é preciso estimular o engajamento, afinal de contas, uma loja virtual vive de vendas e da construção de relacionamentos com os clientes. Por isso, não se esqueça das mensagens “Call to Action” e siga as dicas para ser eficiente.

Criação de Sites Responsivos