• Aumento no uso do mobile impõe desafios
Aumento no uso do mobile impõe desafios
É nítida e contínua a popularização dos dispositivos móveis. Segundo o estudo Visual Network Index Mobile da Cisco, esse tipo de tráfego será sete vezes maior até 2021. Do ponto de vista do usuário, há uma série de vantagens e comodidades que o mobile proporciona, permitindo a produção e o consumo de conteúdo online em diversos formatos (com destaque para a popularização dos vídeos). Além disso, as pessoas estão mais conectadas entre si, a qualquer momento e onde quer que estejam.
Do ponto de vista das empresas, o mobile também é interessante, pois permite impactar o público em momentos específicos de sua jornada de compra. Entretanto, é preciso estar atento ao que há de novo na tecnologia para que as estratégias em dispositivos móveis deem certo.
Adaptação de formatos
Qualquer conteúdo publicado; seja em sites, blogs ou outras plataformas; deve estar adaptado e otimizado no mobile. A navegação deve ser facilitada e os textos devem ser legíveis. É preciso evitar conteúdos pesados, já que isso pode aumentar o tempo de carregamento da página, ou mesmo tirá-la do ar temporariamente, e fazer com que o site perca acessos. O conteúdo deve ser completo, porém, a linguagem deve se manter simples e de fácil compreensão.
Segurança
Outro aspecto que deve ser levado em consideração são as questões de segurança. Por trás de toda nova tecnologia, há sempre alguém procurando por meios de violá-la e obter vantagens. O crescimento do uso do mobile, associado à tendência da Internet das Coisas (do Inglês, IoT – Internet of Things), tem atraído cada vez mais hackers dispostos a roubar informações importantes para conseguir acessos ou comprometer aplicações e serviços. O Brasil é a terceira maior vítima de ataques do tipo em dispositivos móveis.
Aperfeiçoamento
O dinamismo do meio digital impressiona pela velocidade com que as novidades em tecnologia surgem. Assim, as marcas precisam estar sempre atentas às atualizações do meio e executar revisões em suas plataformas, tanto para garantir sua eficiência quanto para manter a segurança. Esse processo deve ser contínuo para que o planejamento estratégico não fique comprometido.
Mais importante do que ter tecnologia a seu dispor, é saber como utilizá-la. Muitas empresas investem grandes montantes em tecnologia, mas não se informam acerca das melhores e mais seguras maneiras de empregá-la. O volume de acessos via mobile continuará a crescer por muito tempo, e é preciso oferecer experiências relevantes, personalizadas e práticas aos consumidores, que tendem a ficar cada vez mais exigentes.