Blogs corporativos como ferramentas de marketing

Blogs corporativos como ferramentas de marketing

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Além dos websites, muitas empresas investem em blogs corporativos como meio de marcar presença no meio digital. O fortalecimento dessa ferramenta se dá num momento em que o marketing moderno está muito mais baseado na produção de conteúdo e na construção de relacionamentos do que na simples divulgação de produtos e serviços. Veja algumas das vantagens de se investir nos blogs para empresas:

Autoridade

No processo de decisão de compra, o consumidor procura fontes confiáveis e com expertise. Ao acessar um blog com conteúdo pertinente e de qualidade, o público percebe que a empresa tem conhecimento sobre aquilo que produz ou vende. Essa percepção conta muito para o consumidor na hora de optar por uma empresa ou por outra.

Para que sua marca se torne uma autoridade no assunto, é preciso investir em conteúdo informativo, como dicas, tutoriais, notícias, atualizações, entre outros. É importante que os temas abordados no blog não fujam de sua área de atuação, mas também não sejam cópias do conteúdo do site. O blog permite uma maior diversificação.

Interação

Além de manter o blog sempre atualizado, é preciso monitorar os acessos e comentários recebidos. Evite deixá-los sem respostas e esteja atento a tudo o que o consumidor tem a dizer. Esse público pode tirar dúvidas, lhe dar sugestões de novas pautas ou mesmo maneiras de como o seu negócio pode melhorar. Procure colocar links no blog que conduzam o usuário ao site ou à página específica de determinado produto ou serviço.

SEO

Como a concorrência no meio digital tende a ser grande, especialmente em alguns setores, é preciso ganhar visibilidade. Em tempos em que as marcas lutam pelas melhores posições nos mecanismos de busca, os blogs podem ajudar em SEO, servindo como âncoras de indexação. Os conteúdos publicados, quando utilizam palavras-chave relevantes ao segmento da empresa e ao público-alvo, melhoram o ranqueamento da página, tornando o site mais fácil de ser encontrado.

Leads qualificados

Outro ponto positivo do blog corporativo é que ele atrai um público interessado. Ao contrário de certas estratégias que acabam impactando pessoas que não têm o menor interesse naquilo que está sendo anunciado, o blog, por ter um conteúdo específico, impacta pessoas com uma curiosidade prévia. Isso é bastante vantajoso, pois permite que a empresa obtenha leads qualificados, o que pode auxiliar nas campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Como é possível perceber, os blogs deixaram de ser relatos pessoais para se transformarem em importantes ferramentas de marketing digital. Esse tipo de conteúdo melhora a visibilidade da marca, atrai um público interessado, constrói relacionamentos de qualidade e aumenta a autoridade da empresa. Ao integrá-lo com o site e com as redes sociais, é possível ser muito bem-sucedido na web.

Criação de Sites Responsivos