• O Buscador Chinês Baidu entra no mercado brasileiro e anuncia novidades
O Buscador Chinês Baidu entra no mercado brasileiro e anuncia novidades
O quinto maior site do mundo, Baidu, anunciou na tarde da terça-feira, 12, o inicio dos seus trabalhos no Brasil, a partir do próximo ano. A empresa fundada em 2000 é hoje, número um em buscas na China, país onde esta localizada a sede da empresa. A primeira empresa a entrar no índice Nasdaq 100 sequer iniciou as suas atividades no Brasil com o produto carro chefe que é o buscador, mas ao anunciar a decisão de trazer para os brasileiros mais uma opção de informação, conteúdo, entretenimento e lazer, ficou claro para o mercado tecnológico e financeiro que os chineses sabem exatamente para o que vieram.
Atentos ao crescimento vertiginoso da conectividade no Brasil, onde a estimativa será dentro de três anos 43 milhões de brasileiros interligados na grande rede mundial, e devido ao grande número de parcerias existentes no quadro de importações e exportações Brasil-China, o Baidu resolveu apostar pela primeira vez em um país latino americano. O gigante chinês que possui hoje operações no Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes, conta com 57 serviços de busca. Porém entra no Brasil disponibilizando gratuitamente quatro novos produtos de software e novos apps para Android.
A aposta
O buscador que é a grande expectativa dos chineses dentro do Brasil está ainda em fase de testes e a razão é simples: ele é o segundo mais usado no mundo em Desktop, com 16,49% de participação, de acordo com a Net Applications. Além de deter uma participação de 0,21% no mercado de dispositivos móveis (smartphones e tablets), o que corresponde a quinta posição, perdendo apenas para o Google que detém 91,05%, logo em seguida vem o Yahoo com 5,26%, depois o Bing com 2,48% e por fim o Ask e seus 0,34%.
Enquanto o lançamento oficial do buscador não acontece, a Baidu coloca à disposição dos brasileiros o portal de notícias, jogos, música e redes sociais, conhecido como Hao123. Um site que possui um acesso de mais de 52 milhões de usuários únicos em todo mundo, além de oferecer uma ferramenta que aferi a velocidade da internet do usuário.
Navegador Spark
Outra novidade é o navegador Spark Browser desenvolvido em código aberto e que possui um botão para facilitar o download de arquivos de sites, tudo isso por meio de uma integração nativa com os serviços de torrent. Além disso, o Du Battery Saver também está disponível para androids e que possui em todo mundo mais 100 milhões de usuários.
O aplicativo tem um mecanismo capaz de reduzir o consumo de energia em 50%, funcionando de uma forma que o software consegue identificar quais recursos consomem mais bateria. Dessa maneira ele fecha os aplicativos que estejam funcionando em segundo plano.
Obstáculos
A chegada da multinacional Baidu para o Brasil não promete ser tão fácil assim. Sobretudo pela predominância da Microsoft e do Google no mercado, onde só o Google representa 82,75% das pesquisas realizadas pelos brasileiros. Outro ponto que merece relevância é o fato de existir existe incutido no pensamento dos brasileiros o rótulo de que os produtos chineses são de qualidade secundária.
Para o diretor geral da Baidu, Yan Di Yan Di, a má impressão dos produtos chineses é algo que de fato existe, mas que o grupo Baidu irá aos poucos reverter a situação, promovendo a mudança dessa imagem, principalmente por se tratar da tecnologia chinesa, que segundo ele evolui consideravelmente nos últimos anos.
A empresa tentará atingir o público brasileiro usando o “atalho” da popularidade na China para e assim conseguir aumentar a competitividade. A empresa diz ainda que a princípio não está preocupada com retorno financeiro, e que o investimento no Brasil é um planejamento a longo prazo. A Baidu é avaliada em US$ 56 bilhões e em 2012 teve US$ 3,6 bilhões de lucro, de acordo com a companhia.