O Sitemap.XML é um protocolo onde você envia aos mecanismos de buscas todas as URL’s, imagens, vídeos e notícias (artigos) de seu site que você gostaria que eles encontrassem e indexassem. Até mesmo um sitemap para Mobile como veremos adiante! O Google adere ao Protocolo do Sitemap 0.9 como definido pela sitemaps.org. Sitemaps criados para o Google usando o protocolo do Sitemap 0.9 são compatíveis com os outros mecanismos de buscas, que adotam os padrões de sitemaps.org. Ou seja tanto o Google quanto o Yahoo! e o Bing suportam o envio do Sitemap.XML Lembrando que o envio de Sitempa.XML não garante que todas suas imagens, videos, notícias e URL’s sejam indexadas ele é apenas mais um complemento para ajudar na indexação, você estará dizendo ao Google algo assim: “Google! Estas são minhas páginas de meu site essas são as imagens que contém nestas páginas, aqueles são os vídeos e estes são os artigos!”

Tipo e aplicações de Sitemaps

Sitemap.XML para Imagens

Além das pesquisas naturais Web, existem as pesquisa por imagens, o Google tem um objetivo e este é oferecer aos usuários os melhores e mais relevantes resultados de pesquisa e as imagens também estão incluidas. Aprenda a criar sitemap.xml para imagens e aplique em seu site essa prática. As chances de suas imagens serem retornadas nesses resultados de pesquisa serão maiores. Veja neste artigo como montar seu sitempa.xml para imagens

Sitemap.XML para Vídeos

Você também pode ter vídeos em seu site, e seria ótimo passar informações sobre eles para o Google, podemos criar sitemap.xml para seus vídeos, abrindo mais uma oportunidade de tráfego para seu site fazendo com que seus vídeos também a pareçam nos resultados dos mecanismos de buscas. Veja neste artigo como criar seu sitemap.xml para vídeo

Sitemap.XML para Móbile

Também é possível montar um mobile, veja neste artigo como criar o seu sitemap.xml para mobile

Sitemap.XML para Artigos e Notícias

Se você possui um blog ou um site e trabalha com notícias diariamente, é essencial você entender, criar e enviar aos mecanismos de buscas informações sobre os artigos e notícias de seu site, veja neste artigo como criar sitemap.xml para artigos e notícias

Sitemap são úteis em casos de:

  • Seu site tem conteúdo dinâmico.
  • Seu site tem páginas que não são facilmente descobertos pelo Googlebot durante o processo de rastreamento, por exemplo, páginas com AJAX rico ou imagens.
  • Seu site é novo e tem poucas ligações com ele. (Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para outra, por isso, se o site não estiver bem ligado, pode ser difícil para nós descobri-lo.)
  • Seu site tem um grande arquivo de páginas de conteúdo que não são bem ligados uns aos outros, ou não estão ligados em tudo.

Criando o Sitemap.XML

O formato do protocolo Sitemap é composto por tags XML. O arquivo deve ser codificado em UTF-8

Iniciando seu sitemap

 
      
               http://www.meusite.com.br/  2012-09-11
              monthly 
             1.0
       

Entendendo as tag XML

Muitos webmasters utilizam ferramentas para criar seus sitemap.xml, e acabam sem entender cada tag utilizada, para sanar este problema listamos a baixo todas as tags e qual a funcionalidade de cada uma.

Tag

Esta tag é obrigatória e faz referência ao padrão do protocolo.

Tag

Esta tag é obrigatória e ele encapsula todos os atributos seguido de sua URL listadas no sitemap

Tag

Esta tag é obrigatória, ela encapsula a URL da página, esta URL deve começar sempre com http:// e não deve passar de 2.048 caracteres.

Tag

Esta tag não é obrigatória e nele você coloca a data da ultima alteração no arquivo caso não saiba não use-o o formato da data deve ser AAAA-MM-DD.

Tag

Esta tag não é obrigatória, nele você deve especificar a frequência com a qual você altera o conteúdo, os valores válidos neste atributo são.: always, hourly, daily, weekly, monthly, yearly e never.

Always

O valor Always (sempre) deve ser usado somente se você faz alterações a cada vez que você acessa a página.

Hourly

O valor Hourly (de hora em hora) deve ser usado somente se você faz alterações constantes de hora em hora.

Dayli

O Valor Dayli (diário) deve ser usado apenas se você faz alterações diariamente.

Wekly

O valor Wekly (semanal) deve ser usado caso você faça alterações semanais em seu conteúdo.

Monthly

O valor Monthly (mensal) deve ser usado caso você faça alterações mensais.

Yearly

O valor Yearly (anual) deve ser usado caso você faça alterações no máximo 1 vez ao ano.

Never

O valor Never (nunca) deve ser usado em casos de URL arquivadas Dica* Lembrando que essa tag não tem valor algum para o Google, é apenas uma dica para o Google e não um comando, este atributo não vai fazer com que o Google passe em determinada página porque você estipulou a ele que você altera o conteúdo diariamente, então não perca seu precioso tempo com estes valores!

Atributo

Neste atributo você qualifica a prioridade de cada URL. Os valores são dados de 0,0 a 1,0. Este valor não impacta em ranqueamento, então nem tente atribuir 1,0 em todas as páginas isso não irá ajudar. Uma dica é que não perca seu tempo com este atributo!

Sitemap.XML para Sitemaps

Além de termos vários tipos e formatos de sitemap.xml podemos também criar um sitemap.xml listando todos os sitemaps.xml criados. O formato XML de um arquivo de índice de Sitemaps é bastante similar ao formato XML de um arquivo de Sitemap. O arquivo de índice de Sitemaps usa as seguintes tags XML:

  • - a tag pai que inicia e finaliza o arquivo.
  • - a tag pai para cada Sitemap relacionado no arquivo (filha de )
  • - a localização do Sitemap (uma tag filha de )
  • - a última data modificada do Sitemap (opcional)

Como ficaria seu Sitemap.XML para Sitemaps


   
   
      http://www.example.com/sitemap1.xml.gz
      2004-10-01T18:23:17+00:00
   
   
      http://www.example.com/sitemap2.xml.gz
      2005-01-01
   
   

Usando o Robots.txt

Você pode dizer o Google e outros motores de busca sobre o seu Sitemap, adicionando a seguinte linha ao seu arquivo robots.txt:

Sitemap: http://example.com/sitemap_location.xml