Como aumentar vendas em e-commerce?

Como aumentar vendas em e-commerce?

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O comércio eletrônico é um setor em alta no Brasil e no mundo. Mesmo em tempos de crise financeira, como a que ocorreu em 2016, a área cresceu 5,2%. A notícia é boa, mas, ao mesmo tempo, significa que mais empresários estão indo para a internet, o que acirra a concorrência. Para se destacar nesse universo, confira algumas dicas.

Otimização de sites

Existe um termo cada vez mais utilizado: o UX Design. Esse termo consiste na elaboração de um design construído com o objetivo de criar a melhor experiência possível para os usuários. É preciso cuidar dos sites com carinho. As imagens devem ser de qualidade, contendo também descrições detalhadas, que não deixem o consumidor com dúvidas acerca dos produtos ou serviços. O layout, isto é, a aparência do site, também deve ser atraente, mas sem causar poluição visual, o que pode cansar e afastar os usuários. Por fim, é preciso levar em consideração o fato de que as pessoas têm acessado a internet por diferentes meios, e os sites precisam estar adaptados a todos eles (desktop, smartphones e tablets).

Certificação de Segurança

Ainda há determinadas parcelas da população, especialmente entre os de idade mais avançada, que possuem inseguranças ao comprar pela internet. A ideia de compartilhar seus dados na rede e a falta de garantia de recebimento dos itens solicitados são os principais motivos.

Para deixar o usuário mais tranquilo e mostrar confiabilidade, há algumas certificações que podem ser aplicadas aos sites. A mais comum é o SSL (Secure Sockets Layer), que ajuda a construir uma imagem de ambiente sério e seguro.

Marketplaces

Os marketplaces são shoppings virtuais que têm atraído cada vez mais anunciantes. Há marketplaces para diversas áreas de atuação, mas a concorrência pode ser bastante acirrada – mais um motivo para ter um site bem elaborado. Essas plataformas ajudam os lojistas a obterem mais visibilidade e a conquistarem novas audiências.

Diferentes canais de comunicação

Vivemos a chamada era omnichannel, em que a internet possibilita a integração de todos os canais de comunicação possíveis entre as empresas e o público. O consumidor da internet é considerado mais exigente, pois deseja comodidade a poucos cliques. Assim, é preciso oferecer a esse consumidor diferentes formas de contato, como telefone, e-mail, chat, redes sociais e aplicativos – como o WhatsApp. Em todos estes meios, é preciso manter os mesmos padrões de qualidade, agilidade e eficiência.

Avaliações e comentários

Ninguém faz uma publicidade tão confiável e honesta quanto o próprio cliente das empresas. Dessa forma, levando em consideração o fato de que muitas das pessoas que consomem pela internet realizam pesquisas sobre a reputação das empresas, divulgar as avaliações e comentários recebidos pelos clientes é uma estratégia bastante vantajosa. Procure estimular o público a dar sua opinião sobre o site, a empresa, os produtos e serviços. Isso pode ser feito em blogs, redes sociais ou em espaços específicos que você pode estabelecer em seu site.

Monitoramento de ações

A vantagem de qualquer ação online é que seus resultados podem ser facilmente monitorados. Ferramentas de Analytics fornecem dados como taxas de rejeição, taxas de conversão, ROI, abandono de carrinho, tíquete médio por pessoa e frequência de compras. Analisar esses dados permite que você identifique o que tem funcionado e o que precisa de ajustes, em termos de itens oferecidos e de estratégias de comunicação. Simples mudanças podem fazer muita diferença e melhorar os resultados das empresas. A análise cuidadosa dos dados permite que as decisões futuras a serem tomadas sejam mais assertivas.

Comunicação

Por fim, não se deve deixar de investir em comunicação, já que é ela que vai divulgar e persuadir o público a conhecer e consumir seus produtos. O marketing digital oferece várias possibilidades para estabelecer essa comunicação, como os links patrocinados do Google, que garantem maior visibilidade aos sites no momento em que as pessoas estão procurando por itens relacionados.

Além disso, o marketing de conteúdo também tem se mostrado muito eficaz, pois a divulgação de notícias, artigos, curiosidades e informações interessantes pertinentes à área das empresas atrai consumidores em potencial. Isso pode ser feito por meio de blogs e redes sociais, além do e-mail marketing, que permite mais segmentação e personalização das mensagens.

Criação de Sites Responsivos