• Como criar uma persona?
Como criar uma persona?
Antes de começarmos esse post, uma pergunta: você sabe quem é o público-alvo da sua empresa?
Se você disse não ou ficou um pouco indeciso com a resposta, é hora de repensar algumas estratégias.
Ter um público-alvo definido é bem importante para o negócio. Pois, assim você sabe o que vender e para quem, bem como quais redes sociais e outras campanhas usar para direcioná-las ao seu site. E mais, você consegue definir onde é possível impactar essa pessoa, com base em seus interesses, idade, sexo ou profissão.
Contudo, definir qual o seu público não é tarefa das mais fáceis. Como saber o modo de vida de cada um?
Por isso, existe uma maneira bem mais simples de identificar o seu público, sem precisar formatar uma opinião geral, o que diminui as chances de atingir quem realmente está interessado.
Você já ouviu falar de personas?
Elas são uma solução viável para entender o seu público. Persona é uma figura fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, você mesmo cria uma pessoa que represente o seu real comprador. Mas isso é com base em pesquisas e análises verídicas de seus clientes para chegar ao um denominador comum com as características apresentadas.
Para criá-la é preciso pegar os dados levantados com as respostas e partir para a construção dessa pessoa. Procure elaborar características básicas como: nome, idade, sexo, grau de instrução, profissão, até coisas mais complexas, como desafios diários, questionamentos internos, modo de viver e estrutura familiar. Quanto mais detalhada ela for, mais informações precisas sobre o seu público você terá.
Depois disso, você pode elaborar estratégias que atinjam essa pessoa em questão. Afinal, você saberá onde ela estará, o que estará fazendo e quais redes sociais ela mais utiliza.
Uma outra dica para maximizar essa experiência é adequá-la as etapas da jornada de compras (descoberta, reconhecimento, consideração, decisão e compra). Tente identificar em que estágio a sua persona se encontra e porquê. Levantar questionamentos que ajudem a pensar qual informação a persona precisa, como ela pode resolver o problema, qual a solução mais viável, também são informações relevantes.
Por que é importante criar uma persona?
A partir das personas é possível elaborar o conteúdo da forma mais adequada, considerando formato, tom, estilo e apelo visual. Além disso, você consegue entender melhor os seus próprios objetivos, com foco maior em seu público e também ajudam a definir pautas, temas e novidades que você pode tomar como base em suas estratégias.