• Marketing Digital para o B2B
Marketing Digital para o B2B
Toda empresa, não importa de qual ramo ela seja, precisa vender para continuar ativa. Mesmo que seja prestação de serviços ou um profissional autônomo, ela precisa do poder de venda.
E para as empresas que vendem para outras empresas?
Não é diferente. Uma empresa que trabalha no formato B2B tem estratégias específicas, já que geralmente elas trabalham com um nicho específico e seu relacionamento com o cliente precisa ser mais estreitado, pois, não é como no varejo, em que o produto é vendido na hora e o contato acaba, no B2B são feitas negociações duradouras e vendas grandes.
Além disso, elas precisam ter estratégias muito bem alinhadas, principalmente para contatar ou impactar o seu cliente, pois, geralmente o departamento que compra o produto, pode não ser o mesmo que o utiliza. Sendo assim, ele precisa atingir os dois níveis.
Por exemplo, uma empresa que vende softwares de Recursos Humanos, terá que fazer a campanha não só para os profissionais de RH, como também para os responsáveis pelo setor de compras e faturamento.
E, com a era digital, ter uma estratégia de marketing digital otimizada também é necessário. Sendo assim, separamos algumas ações para alavancar o seu negócio B2B:
Relacionamentos nas redes sociais
Manter relacionamentos com empresas e gestores não é algo que deve ser feito apenas em feiras, eventos ou reuniões. Aproveite as redes sociais para manter contato, seja por Facebook, Instagram e, se permitido, WhatsApp. Além disso, há também o LinkedIn, que é especificamente para relações profissionais.
Produção de conteúdo
Para que as empresas do seu nicho de atuação te encontrem uma boa estratégia é direcionar o caminho para uma possível solução. Através da produção de conteúdo relevante, você pode oferecer materiais que auxiliem gestores e diretores a trabalharem melhor ou como usar o seu produto de forma adequada, por exemplo. Desta forma, você também fortifica o vínculo com o cliente que confiará ainda mais em seus serviços.
Ferramentas e agências de marketing digital
Para implementar as suas ideias e realiza-las com mais assertividade, vale investir em ferramentas que permitam mensurar melhor os resultados ou fazer campanhas de forma mais prática e automatizadas. Outra pedida são ferramentas de disparos de e-mail marketing e gerenciamentos de redes sociais. E, para tornar sua estratégia ainda mais efetiva, não hesite em contratar agências de marketing digital, assim, além de, melhores resultados e qualidade de conteúdo e divulgação, você poupa tempo.
Faça campanhas com…
Links patrocinados
É comum hoje que, os usuários pesquisem na internet por meio de palavras-chave antes de tomar qualquer decisão. Nas empresas não é diferente. Portanto, vale realizar campanhas de links patrocinados com as palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes e que sejam relacionadas ao seu negócio.
Redes sociais
As redes sociais hoje, não são usadas só para fins pessoais. Empresários, gestores e executivos também as utilizam para avaliar a aceitação de determinados produtos, necessidades do mercado, fazer relacionamentos, etc. Portanto, elaborar campanhas para criar visibilidade nesses meios é uma estratégia inteligente e eficaz.
E-mail Marketing
Uma ferramenta corporativa, mas que também se aplica as estratégias de marketing digital. Mesmo com opiniões contrárias, o e-mail marketing ainda é bastante viável, principalmente no mundo corporativo. Afinal, os profissionais ficam a maior parte do dia acessando e-mails e, comparando o custo de disparo com o retorno da ação, torna-se uma alternativa vantajosa.
Mobile
Em uma era em que as pessoas não largam o celular, ter estratégias que atinjam esse campo é essencial. A começar por um site responsivo, que facilite o acesso dos usuários, também é válido pensar em ações com WhatsApp, Instagram ou até mesmo aplicativos.
Com essas dicas, o seu negócio voltado para o mercado corporativo pode prosperar muito mais!