• Como implementar webinars em sua estratégia de marketing
Como implementar webinars em sua estratégia de marketing
Você tem um negócio online e precisa aumentar seu público ou conseguir novos clientes? De todas as maneiras de fazer isso, uma boa opção é usar webinars como estratégia de marketing digital.
Com esses seminários online, você tem muitas possibilidades de levar seu conteúdo a um público muito grande e convencê-los a dar o próximo passo para se tornarem clientes graças à interação que se gera. Isso o ajudará a se posicionar no mercado e a conquistar uma boa reputação para a sua marca.
Usar webinars como estratégia de marketing digital: o que são esses seminários online?
O termo webinar é usado para definir um canal específico de transmissão de conteúdo online em formato de vídeo, geralmente ao vivo. Seu significado implica que um ou mais palestrantes ou apresentadores dão uma palestra, conferência ou curso online e se dirigem ao seu público que está “do outro lado do computador”. Portanto, pode-se dizer que é a versão moderna dos seminários presenciais, mas em modo online.
Existem muitos webinars que são gravados e transmitidos centenas de vezes. Mas o mais normal é encontrar seminários na internet ao vivo, de forma que os participantes, em diferentes localizações geográficas, tenham apenas uma oportunidade de ver. Isso aumenta o percentual de presença pela sensação de perder algo importante se não comparecerem.
O que você ganha com a implementação de webinars na sua estratégia de marketing?
Trabalhar com formatos audiovisuais é fundamental hoje, pois as pessoas são mais atraídas pelo que podem ver e ouvir. Essa já é uma das vantagens que você encontrará ao usar webinars como estratégia de marketing digital, mas a verdade é que oferece muito mais.
Por exemplo, uma das principais e mais óbvias vantagens dos webinars, obviamente, é que você pode realizá-los de qualquer lugar do mundo, até mesmo do conforto de sua casa.
Além disso, esses seminários online dão a você a possibilidade de capturar leads, inclusive B2B, imediatamente por meio de um formulário em uma página de destino específica. Dessa forma, é possível obter informações como telefone, e-mail, setor, etc.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Os dados desses leads podem ser integrados com o seu CRM. Isso é ideal porque os clientes são cadastrados na ferramenta que você usa regularmente. Assim, você pode automatizar processos de uma forma muito fluida e extrair estatísticas valiosas, como se o contato participou ou não do webinar, há quanto tempo está ativo e o seu nível de participação e interesse.
Você também pode oferecer conteúdo técnico de forma mais ágil, para que possa fornecer soluções reais para clientes em potencial. Se for ao vivo, haverá participação ativa dos participantes, podendo haver dúvidas ou questionamentos aplicados ao seu negócio.
Vale ressaltar, ainda, que o webinar é um formato mais barato em comparação com eventos físicos semelhantes. Além disso, a aquisição e qualificação do lead é mais rápida e barata. Você vai economizar custos e recursos, já que não deverá alugar um espaço, bufê, equipamentos de som, entre outros.
Outro ponto positivo é que você tem a oportunidade de receber facilmente convidados especiais, líderes do setor ou palestrantes de prestígio. Isso é de grande ajuda para atrair clientes em potencial.
O que preciso para implementar webinars como estratégia?
Você já tem uma ideia mais clara do que sua empresa pode ganhar se implementar esses seminários online. Mas, para isso, é essencial que você se aprofunde no assunto e tenha um bom conhecimento das técnicas de como usar webinars como estratégia de marketing digital, que o ajudarão a atrair mais participantes:
- Como em qualquer estratégia de marketing, é essencial que a primeira coisa a fazer seja definir seus objetivos. Pergunte a si mesmo o que deseja alcançar com o webinar que vai realizar. Determine o foco, seja promocional, educacional ou conhecimento da marca;
- Depois de estabelecer os objetivos, o próximo passo é definir seu público, aquelas pessoas a quem deseja que seu conteúdo alcance;
- Se você já definiu seus objetivos e seu público, é hora de começar a promover seu webinar. A melhor maneira é criar uma página de destino com as informações básicas, como horário e duração. Além disso, tente incluir uma breve revisão do que você vai tratar e algumas imagens dos produtos ou serviços que vai apresentar. Não esqueça do formulário para que os interessados possam se cadastrar, deixando seus dados de contato;
- Os participantes já se inscreveram? Se a resposta for sim, você deve selecionar uma boa plataforma. Atualmente existem muitos que podem te ajudar neste processo. O mais importante é que conheça cada um deles para poder escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
- Use uma linguagem próxima que promova a interação Faça os participantes sentirem que estão batendo um papo com um amigo. Não se trata de perder a formalidade, mas de dirigir às pessoas uma linguagem mais próxima e amigável;
- Utilize técnicas que ajudem a manter a atenção dos participantes. Por exemplo, separe um tempo para que eles façam perguntas e você as responda ao vivo. Lembre-se que quanto mais participativo for o seminário, melhor. Isso impedirá que os usuários se desconectem ou prestem atenção.
Conte com a 3xceler!
Usar webinars como estratégia de marketing digital é muito interessante porque estamos falando de um recurso muito eficaz para oferecer conteúdo, para educar o público e, acima de tudo, uma grande oportunidade para abordar o público e gerar leads. Inclusive, aqueles que decidem participar de um webinar geralmente têm um amplo interesse no tópico.
Contudo, é válido ter em mente que esses seminários requerem um investimento de tempo e dinheiro na pré-produção. Por isso, é importante avaliar se essa é uma estratégia válida para o seu negócio, de acordo com os objetivos e o público-alvo de sua empresa.
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O resultado será um evento com conteúdo envolvente, exercícios interativos e networking. Todos com potencial para melhorar o reconhecimento da sua marca e converter mais clientes potenciais em clientes pagantes para aumentar sua receita.