Como pôr em prática o Inbound Marketing?

Como pôr em prática o Inbound Marketing?

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Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Pode não conhecer o termo, mas com certeza já está familiarizado com esse novo meio de fazer publicidade. Por muitos anos, os meios de comunicação em massa foram a principal forma de impactar o público para atrair clientes. Esse formato; que utiliza a televisão, o rádio, jornais, revistas e outdoors, é chamado de Outbound Marketing. Trata-se de um modelo tradicional, que ainda existe, mas que, nos últimos tempos, tem perdido considerável espaço para a internet.

O advento da internet tornou os consumidores muito mais ativos em seu processo de pesquisa e compra. Ao invés de esperar o anúncio milagroso aparecer na televisão, basta acessar o Google e procurar aquilo que procura. É mais prático e rápido, além de ser menos invasivo. Por conta disso, a publicidade no meio digital possui muito mais a função de atrair as pessoas certas do que o Outbound Marketing, modelo tradicional que é mais invasivo, pois “interrompe” a rotina das pessoas para comunicar algo. Esse novo modo de anunciar é chamado Inbound Marketing.

Atrair leads qualificados e promover sua fidelização são os desafios que o marketing digital enfrenta no momento. O lado bom é que, para atingir esse importante objetivo, não faltam recursos na internet. Confira:

Marketing de conteúdo

As pessoas estão naturalmente mais interessadas em informações e entretenimento do que nos anúncios publicitários – repletos de preços e verbos no imperativo. Por isso, para merecer a atenção do público na atualidade, é preciso oferecer “algo em troca”. Ao invés de sair por aí divulgando preços e adjetivos, as marcas têm procurado atrair as pessoas oferecendo informações mais úteis, como dicas, curiosidades, notícias relacionadas ao setor, tutoriais, sugestões, entre outros. Citando a marca de modo discreto nesse tipo de conteúdo, o cliente percebe que se trata de uma empresa que conhece o ramo em que atua, sem que seja necessário recorrer a um modelo de publicidade que “invade” os afazeres do público.

SEO

Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é um conjunto de estratégias que fazem com que os sites – a principal forma de comunicação entre marcas e clientes na web – obtenham as melhores posições nas páginas dos sites de busca, especialmente do Google. Mantendo o conteúdo do site relevante em relação às palavras-chave mais utilizadas nas buscas realizadas pelo público de interesse, o Google tende a beneficiar esse site com melhores posicionamentos. Além disso, citações e recomendações em outros domínios de referência e informações de qualidade ajudam a ranquear melhor os sites.

São poucos os consumidores que se dão ao trabalho de acessar a segunda página das buscas. Hoje em dia, portanto, estar em primeiro lugar numa busca relevante é como ter um anúncio veiculado no intervalo comercial do programa de TV líder de audiência no horário nobre, porém, a um preço mais vantajoso e dialogando com um público muito mais específico.

Redes Sociais

O marketing de conteúdo pode ser aplicado em diversas plataformas, com destaque para os blogs e para as redes sociais – como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras. Pesquisas apontam que a maior parte do tempo que as pessoas empregam acessando a internet atualmente ocorre nesse tipo de sites, especialmente nos dispositivos móveis. Por isso, eles oferecem ótimos espaços para divulgar a marca (de um modo mais leve e, possivelmente, bem-humorado), além de permitirem mais interação direta com as pessoas, por meio das curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso “humaniza” a marca e estreita relacionamentos – tudo que o marketing contemporâneo precisa.

Além disso, há as opções de anúncios pagos nessas plataformas. Eles também são bastante úteis, pois as redes oferecem muitas ferramentas de segmentação de público, de modo que apenas as pessoas que representem chances reais de vendas sejam impactadas.

E-mail marketing

Por fim, temos o e-mail marketing. Ao contrário do que se possa pensar, os e-mails ainda são ferramentas muito utilizadas pelas pessoas no dia a dia. Além disso, podem ser excelentes formas de fidelizar os clientes que já acessaram uma determinada página na web. Com a autorização dessas pessoas, o disparo de e-mails marketing ou newsletters também é uma forma de levar conteúdo de qualidade a esses clientes, mantendo-os atualizados acerca das novidades da área e promoções da marca, por exemplo.

A mídia tradicional ainda é muito importante para fins de comunicação e marketing, e é natural que ela ainda seja bastante utilizada. No entanto, não se pode esquecer que a internet revolucionou o modo de pensar, agir e consumir das pessoas. Não investir nesse novo cenário – o Inbound Marketing – é ignorar as transformações de nosso tempo e, consequentemente, perder ótimas oportunidades de negócios.

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