Redes Sociais impulsionam vendas de Natal

Redes Sociais impulsionam vendas de Natal

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O Natal é a data mais importante para o comércio. Por conta disso, esses dias que o antecedem são decisivos para que as empresas trabalhem em comunicação para vender mais. As expectativas para o Natal deste ano são boas: estimativa de crescimento de 4,3%.

As redes sociais têm sido importantes aliadas nesse sentido, pois estabelecem uma comunicação direta com o cliente e oferecem diversos recursos. Confira algumas dicas para utilizá-las para promover mais vendas nesse período:

Planejamento

O primeiro passo é encarar as publicações em redes sociais como qualquer outro tipo de campanha. Assim, é preciso pensar nos tipos de conteúdos que irão engajar mais as pessoas, bem como os dias e horários em que o público-alvo é mais ativo nas redes. Esse tipo de comportamento pode ser mensurado pelo Facebook e Instagram insights.

Com base nesses dados, crie cronogramas de postagens e siga-o. Lembre-se de que é preciso controlar a quantidade de conteúdo promocional e outros tipos de conteúdo.

Criatividade nos formatos

Estar na rede é importante, mas, mais do que isso, é preciso ser criativo nas publicações, de modo que a atenção das pessoas seja atraída. As redes sociais oferecem diferentes tipos de formatos que se destacam no feed dos usuários.

O formato carrossel, por exemplo, permite que seja postada uma sequência de até 10 imagens ou vídeos, possibilitando que seja exibido um portfólio mais extenso ou até mesmo uma história em sequência.

Os anúncios em vídeo também estão em alta, especialmente porque o próprio Facebook já anunciou que dá prioridade para conteúdo nesse formato, e eles têm maior alcance. Não é preciso ser um gênio da edição de vídeos para fazer produções bacanas. Animações, apresentações de slides, ou mesmo vídeos de celular exibindo produtos já dão conta do recado.

Segmentação de público

Para conseguir bons resultados nas redes sociais, é preciso que os anúncios criados sejam exibidos para as pessoas que demonstram algum tipo de interesse naquilo que está sendo divulgado. Impactar pessoas que não representam oportunidades de negócios é perda de tempo. Por isso, é preciso definir um público-alvo bem específico, de acordo com as segmentações que as próprias redes sociais oferecem. Assim, essa estratégia de comunicação será mais assertiva e menos invasiva a pessoas não interessadas.

Anúncios adaptados ao mobile

Já deixou de ser novidade o fato de que os acessos às redes via mobile têm superado os acessos de origem nos desktops. Isso ocorre porque as pessoas estão, cada vez mais, utilizando os dispositivos móveis em qualquer lugar ou hora do dia. Por isso, é necessário que os anúncios estejam adequados a essas novas plataformas e ofereçam uma experiência agradável aos usuários. Além disso, as mensagens “call to action” são importantes nesse tipo de anúncio para estimular o consumidor a realizar uma ação.

Promoções sazonais

Como, nessa época do ano, as pessoas geralmente consomem mais, é natural que também procurem por descontos ou promoções especiais. Esse tipo de oferta pode melhorar ainda mais o desempenho das vendas. Cupons de desconto, códigos promocionais ou o bom e velho “pague 1, leve 2” são ótimas ações nesse sentido. O Facebook, inclusive, oferece ferramentas específicas para promoções do tipo.

Ações pós-venda

Um aspecto muito negligenciado pela maioria das marcas é a ação pós-venda, o que pode se tornar um diferencial competitivo significativo. É importante manter contato com os clientes após a venda, verificando se estão satisfeitos com o produto, se têm alguma dúvida sobre sua utilização, entre outros. Esse tipo de preocupação faz com que o consumidor se sinta especial e valorize a experiência que teve com a marca, podendo voltar a adquirir algum de seus produtos ou serviços.

Seguindo as dicas acima, é possível utilizar as redes sociais não só para impactar clientes em potencial e promover vendas, mas também para fideliza-los. Assim, fica mais fácil obter sucesso nas vendas de Natal!

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